Stoodi sensitiva: o que vai cair no segundo dia de Enem 2018?

Veja as previsões do Stoodi para o que vai cair na prova do segundo adia Enem 2018!

Stoodi sensitiva: o que vai cair no segundo dia de Enem 2018?

Dia 11 de novembro está chegando e você já deve estar em pânico para a prova de exatas e biológicas, conhecida como Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A gente sabe bem como nossos alunos se sentem e o Stoodi está pronto para ajudar! Por isso, colocamos nossa cartas de tarô para fora do armário e nossa bola de cristal está recheada de previsões do futuro para você ver tudo o que vai cair!

Despertamos a sua curiosidade? Então vamos lá!

O que pode cair de Matemática no Enem?

A primeira coisa da prova de matemática que sabemos é a divisão de questões fáceis, médias e difíceis, de acordo com a nota TRI.

  • 25% das questões são fáceis;
  • 25% são difíceis;
  • 50% são medianas.

Questões fáceis

Como nosso espírito sensitivo está forte, apostamos em alguma temáticas para saber identificar as questões fáceis!

  • Grandezas, regra de três e porcentagem são, geralmente, as questões mais fáceis da prova. Então o truque aqui é: bateu o olho em um exercício que seja de um desses temas, tenha um palpite forte que você está lidando com uma questão considerada fácil.

Dados do futuro

Além disso, outros temas que muito provavelmente vão aparecer são:

  • Geometria plana: aqui a adivinhação é simples: triângulos. Aposte em triângulos. Lembre-se de relações trigonométricas, como seno, cosseno e tangente. Se tem uma coisa que vai cair no Enem é o famoso teorema de pitágoras.
  • Geometria espacial: para muitos essa matéria é uma das mais difíceis, mas os dados do futuro preveem um cilindro na sua prova. Por isso, lembre-se das formulinhas!
  • Polinômios: sabe aquelas continhas que de bater o olho parecem assustadoras de tão grande? Pois é! Elas vão cair também. Mas calma, se você é um stoodiano deve saber bem que elas são mais fáceis do que aparentam. Mas não custa revisar, né? Dá uma olhadinha na lista de exercícios!

O que pode cair em Química no Enem?

As poções mágicas do Stoodi vão revelar tudo! Cada uma das matérias que vão estar na sua prova esse ano, além de algumas dicas importantes para não esquecer!

Reações químicas

Para ficar esperto, preste atenção em alguns tópicos, como calcular a liberação de energia de uma reação ou, ainda, calcular a massa de um produto.

Estamos prevendo que a reação seja de combustíveis, pedindo para identificar qual combustível é mais poluente. O Enem adora questões como essa, trazendo um pouquinho de química ambiental na pergunta.

Cálculo estequiométrico

Eis uma matéria que deixa qualquer vestibulando de cabelo em pé. Colocar contas e química em uma mesma questão? É isso mesmo!

Prevemos uma questão que pedirá para você relacionar massa com volume de um gás, que está sendo produzido como produto da reação.

DICA DO STOODI: Lembre-se de que uma reação química apresenta seus dados em unidades de medida “mol”. Provavelmente, você deverá converter para massa. Atenção às pegadinhas!

Poção mágica do futuro

Não se esqueça dos principais temas que já são conhecidos no Enem:

  • Química orgânica: lembre-se das funções orgânicas, como os hidrocarbonetos, alcoóis, e as nomenclaturas da IUPAC.
  • Eletroquímica: pilhas estão entre os tópicos queridinhos do vestibular. Não se esqueça de revisar os termos cátodo e ânodo!

O que pode cair em Biologia no Enem?

Vamos desafiar o futuro mais um vez só para vir contar quais são os principais temas que vão cair na prova de Biologia.

E adivinhem qual a grande aposta desse ano?

Febre Amarela

Isso mesmo. O tema preferido dos telejornais ao longo do ano. É importante lembrar que este tema pode cair de diversas formas, como um programa de saúde de prevenção e combate ao mosquito.

Mais do que isso, a doença pode cair como parte da matéria de fisiologia animal, explorando a questão do sistema imunológico, pedindo a diferença e a relação das vacinas e do soro.

Citologia

Não importa como, o Stoodi sabe que este tema vai aparecer. Há três possíveis formas desse assunto ser abordado:

  • Membrana plasmática: é capaz do Enem pedir para você fazer alguma associação à fisiologia da membrana ou até trazendo temas como difusão e osmose.
  • Organelas celulares: O Enem deve cobrar esse assunto por meio de gráficos, mostrando que existe uma função das organelas sendo realizada em excesso, ou em falta, dentro de uma célula. Cabe ao aluno saber as funções das organelas e saber interpretar o gráfico.
  • DNA: questões que abordam o que é o genoma, trazendo o estudo do núcleo e o processo de formação de um DNA. Fique atento a esse tema, pois é muito provável que ele caia na sua prova.

Preveja a aprovação

Não se esqueça dos temas principais de biologia no Enem. Você lembra quais são eles?

  • Ecologia: este é o principal. Compõe a maior parte da prova de bio e, geralmente, está entre as questões mais fáceis do Enem. Por isso, relembre os assuntos: ciclos biogeoquímicos; ações antropológicas; extinção de espécies.
  • Genética: apostamos que este tema seja um dos mais ambíguos, pois há questões fáceis e difíceis. Para não ser pego de surpresa, aposte em questões de mutação e de interpretação de testes laboratoriais.

O que pode cair em Física no Enem?

Entre todas as fórmulas de física, a única que você não pode deixar de decorar é a fórmula do futuro, feita pelo Stoodi. Quer saber qual é? Então se liga nas previsões!

Fenômenos ondulatórios

Para não deixar passar, preste muita atenção neste tema! Ele vai estar na sua prova com certeza, por isso, revise seus principais conceitos. Desde as nomenclaturas de cada parte de uma onda, como crista e vale, até os exercícios mais cabulosos!

Para não deixar passar, vamos lembrar dos espelhos, que também não são deixados de fora quando o assunto é adivinhar o que vem por aí. Afinal, as questões de espelhos podem ser fáceis ou difíceis. Aqui, tudo depende do contexto que está inserido.

Energia

Quer realmente arrasar na sua prova de física? Então repasse os tópicos da energia. Leis de Newton, conservação de energia, mas principalmente…

Potência!

Uma questão de potência vai aparecer no Enem, neste domingo. Em uma questão de energia, ou de resistores, mas não deixe de dar uma olhadinha nas fórmulas principais desse tema.

Fórmulas do futuro

Não esqueça de ver os temas que caem todos os anos. Quer saber quais são eles?

  • Mecânica: questões de velocidade, deslocamento dos corpos, aceleração. Não perca a oportunidade de acertar exercícios como esse, afinal, uma fórmula pode ser o suficiente para saber tudo!
  • Eletrodinâmica: cargas elétricas, corpos elétricos e até POTÊNCIA! Olha ela aparecendo aqui de novo. Reveja esse material, o queridinho dos vestibulares!

E aí? Gostou das dicas e está se sentindo mais confiante para o segundo dia de Enem? Então não se esqueça de fazer os exercícios finais, dê aquela última revisada na matéria e respire fundo!

Te vejo na faculdade, stoodiano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *