Alto ou auto: é com l ou com u?

 

A Língua Portuguesa tem algumas palavras chamadas de homófonas. Ou seja, são aquelas que apresentam sonoridade igual ou próxima, mas são grafadas de forma levemente diferente e possuem significados completamente distintos.

Entre os vários casos presentes no nosso vocabulário, o emprego de “l” e “u” é um dos que mais gera confusão. As palavras “alto” e “auto” são um ótimo exemplo. Quer saber quando usar cada uma? Acompanhe e confira!

Diferença entre “auto” e “alto”

Tanto a palavra alto quanto a palavra auto existem no nosso vocabulário e estão corretas. Entretanto, os significados são completamente distintos, apesar de frequentemente serem empregadas de maneira incorreta.

 Auto: significado

A palavra auto, grafada com “u”, tem como origem o termo em latim actum, se referindo a um ato público ou registro detalhado. Também pode significar uma representação teatral ou mesmo ser a forma abreviada para automóvel.

Além disso, auto é um prefixo grego que tem como significado as expressões “si mesmo”, “si próprio”. Com o Novo Acordo Ortográfico, sua junção a outras palavras sofreu modificações, sendo que só será escrita separadamente, com hífen, caso a outra palavra se inicie com “o” ou “h”.

Exemplos do uso de “auto”

Abaixo, alguns exemplos do uso de auto:

  • Os autos do seu processo serão revistos pelo juiz.
  • Atualmente estou com minha autoestima muito baixa.
  • Já realizou alguma sessão de auto-hipnose?

Alto: significado

Por fim, a palavra alto, grafada com “l”, descende do termo latim altus, que se refere a algo ou alguém grande, elevado, superior, forte. Por essa origem, deve sempre ser escrita com “l”. Alto é antônimo de baixo.

Exemplos do uso de “alto”

Agora, alguns exemplos da inserção de alto em frases:

  • Eu sou o aluno mais alto da turma.
  • Meu avô está com colesterol muito alto.
  • Os atletas querem sempre o alto do pódio.

Curtiu o post? Tirou suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para arrasar no português!