Atena: quem é, imagens e história!

Descubra mais sobre a vida da Arara-azul com o Stoodi!

Atena: quem é, imagens e história!

A Mitologia Grega é o conjunto de lendas e mitos criado pelos gregos na Antiguidade. Tornou-se tão famosa que, até hoje, existem referências sobre ela na cultura pop.

O principal objetivo da mitologia era explicar certos fatos do cotidiano, fenômenos da natureza e mesmo questões existenciais, como a origem da vida e o mundo após a morte. E isso era feito por meio de lendas ricas em detalhes e fantasia.

Os gregos eram politeístas. Ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. E uma das divindades mais conhecidas da Mitologia Grega é, sem dúvidas, Atena. Você conhece a história dela? Continue neste post para descobrir mais sobre essa deusa!

Atena Deusa Grega

Atena é uma deusa da Mitologia Grega, estando entre as principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses do Olimpo. Atena foi cultuada durante toda a Antiguidade da Grécia, tanto na própria nação quanto na área de influência grega, da Ásia Menor à Península Ibérica, além do norte africano. A presença de seu culto é encontrada até mesmo nos arredores da Índia.

Por esse grande alcance, é natural que o culto a Atena tenha assumido formas distintas, de modo que sua figura foi sincretizada com várias outras divindades, variando, principalmente, conforme a região de prática de devoção.

Atena é a deusa da guerra, da sabedoria, das artes, da inteligência e da justiça. Além disso, é considerada protetora das cidades, dos tecelões, arquitetos e ourives. Entre as divindades representadas na arte, Atena foi uma das que mais serviu de fonte e inspiração para os artistas.

História de Atena

Por ser uma deusa extremamente cultuada em diversas partes do mundo antigo, é natural que as versões sobre sua lenda e seus mitos sejam as mais variadas possíveis. Assim, a versão mais recorrente do mito diz que Atena nasceu da cabeça de Zeus, o deus dos deuses. Por isso, já veio ao mundo sábia e muito corajosa.

Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.

Com o passar do tempo, Zeus passou a sentir fortes dores de cabeça, pedindo ajuda a Hefesto, seu filho com Hera e marido de Afrodite, que cortasse sua cabeça com um machado.

Isso fez que, no processo de decapitação de Zeus, Atena surgisse crescida, com armas em punho e bradando um grito de guerra. Foi a protetora de toda a Ática e de várias outras cidades da Grécia Antiga. Entretanto, Atenas foi a cidade em que a deusa mais foi adorada, sendo o motivo da construção do Parthernon, no século V a.C., no qual se realizava um festival em seu nome todos os anos, chamado de Panatenéias.

Como Atena é a protetora de diversos heróis da Mitologia Grega, aparece em várias lendas. Por exemplo no mito de Belerofonte, que matou sozinho o monstro Quimera, que vomitava chamas. Diz-se que Atena deu-lhe uma rédea dourada, de modo que Belerofonte capturou o cavalo voador Pégaso, utilizando-o para chegar até o covil de Quimera.

Atena teria, ainda, entregado um escudo a seu meio-irmão, Perseu, filho de Zeus, auxiliando-o na execução de Medusa, monstro que transformava em pedra todos aqueles que a olhassem diretamente.

Imagens da deusa Atena

grécia atena

Pela sua grande importância na Mitologia Grega, é natural que Atena fosse representada nas mais diversas formas de arte da época. Essas obras demonstram uma deusa de beleza simples e modesta, com um ar nobre e grave, evidenciando força e majestade ao mesmo tempo.

Como uma guerreira, Atena é representada vestindo um capacete e segurando uma lança. Geralmente, é reproduzida em pose sentada, e as obras que mostram a deusa em pé passam uma imagem de guerreira resoluta, com ar meditativo.

Palas e Atena são a mesma deusa?

Muitos consideram Palas e Atena como a mesma deusa. Para os gregos, esses termos são, inclusive, os formadores do verdadeiro nome da divindade: Palas-Atena. Entretanto, segundo a interpretação de alguns escritores, esses nomes se referiam a duas deusas diferentes.

Palas, chamada também como Tritônia, era a filha de Tritão, sendo a encarregada de educar Atena. Diz a lenda que, um dia, Palas e Atena se desafiaram e batalharam. Atena teria sido ferida se Zeus não tivesse posicionado a égide, o escudo da filha, em frente à ela. Assim, enquanto Palas olhava assustada para a égide, Atena desferiu o golpe mortal.

Tempos depois, combalida de luto e mágoa, Atena esculpiu uma imagem de Palas com a égide sobre seu peito. Diz-se que essa é a imagem que, mais tarde, ficou sendo conhecida como o Paládio de Tróia.

Atena e o voto de minerva

Conhecida como Minerva na Mitologia Romana, Atena inspirou, com esse nome, o que hoje chamamos de “voto de minerva”. Segundo a lenda, Orestes matou sua mãe para vingar o assassinato do próprio pai. Foi, então, julgado pelo povo de Atenas.

Como Atena era considerada a deusa da justiça, ela foi a responsável por presidir o júri. A votação do julgamento terminou empatada, cabendo, assim, o voto de desempate para a divindade, que inocentou Orestes. Por isso, até os dias de hoje, esse tipo de decisão é conhecido como voto de minerva.

Curiosidades sobre Atena

A seguir, descubra algumas curiosidades sobre a deusa Atena na Mitologia Grega:

  • Zeus considerava Atena como o ser mais inteligente entre todos os deuses e humanos;
  • Atena se manteve virgem por toda sua vida, com medo de que uma gravidez a impedisse de batalhar;
  • Mesmo virgem, teve um filho fruto do estupro de que foi vítima, cometido pelo seu irmão, Hefesto. O bebê que nasceu desse ato se chamou Erictônio, o qual veio a se tornar o primeiro rei de Atenas;
  • Atena foi a responsável por transformar Medusa no monstro com serpentes na cabeça. Magoada com o desrespeito que a então jovem e bela Medusa, juntamente com Apolo, teve perante o altar do tempo sagrado, Atena a castigou com a transformação.

A riquíssima Mitologia Grega é recheada de histórias e lendas sobre heróis legendários e deuses poderosos. Entre tantos, Atena é considerada uma das mais importantes divindades. Em vista disso, serviu como inspiração para diversos artistas, sendo sua imagem reproduzida exaustivamente ao longo da História.

E aí, curtiu nosso post sobre a deusa Atena? Então, não deixe de conferir nossos exercícios de Filosofia e História sobre a Grécia Antiga para se dar bem no Enem! Aproveite também para ler nosso artigo sobre as letras gregas e assistir às videoaulas sobre a Antiguidade Clássica Grega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *