Dinada, de nada ou denada: como se escreve?

 

Algumas expressões da Língua Portuguesa costumam ser mais faladas do que expressas por meio da escrita. E, muitas vezes, quando é necessário colocá-las no papel, as pessoas acabam tendo dúvidas sobre a grafia correta.

Uma dúvida muito comum neste sentido é sobre dinada, de nada ou denada. Você sabe como se escreve corretamente essa resposta a um agradecimento? Confira!

Significado de “de nada”

A forma correta de se escrever essa expressão, que constitui uma resposta a um agradecimento, é de nada, separado e com “de”. É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.

Exemplos do uso de “de nada”

  • De nada, esteja sempre às ordens!;
  • De nada, não precisa me agradecer, estou à disposição.

“Obrigado, de nada”: o que significa a expressão?

Quando agradecemos alguém dizendo obrigado, estamos expressando gratidão por alguma coisa. Na prática, é uma maneira de dizer que se está obrigado a retribuir o favor em outra situação, se ligando ao outro por laços de agradecimento.

A resposta de nada constitui, na verdade, uma desobrigação da pessoa que agradeceu, explicitando que não se deve nada pelo favor feito.

“De nada” ou “por nada”

Devido à explicação da expressão, alguns autores defendem que a resposta mais adequada a um agradecimento seria por nada, como se para dizer que a pessoa não está “obrigada por nada” a retribuir o favor.

Entretanto, ambas as expressões são comumente utilizadas e estão consagradas pelo seu uso recorrente, de modo que não há erro em usar nenhuma delas.

Como se fala “de nada” em inglês?

Em inglês, a expressão de nada é traduzida para “you are welcome”, que ao pé da letra significa “você é bem-vindo”. Também pode ser expressa como “it’s nothing!”, que significa “não é nada!”. Na prática, funcionam com o mesmo propósito.

Como se fala “de nada” em espanhol?

Já em espanhol, de nada pode ser expressa de várias formas. Algumas delas são:

  • De nada;
  • No es nada;
  • Con gusto;
  • Mucho gusto;
  • No hay de qué.

Curtiu nossas dicas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português!