Comunicação visual: o que é e por que é importante!

Você sabe o que faz um profissional de comunicação visual? Entenda o que é, o mercado de trabalho e sua importância para as empresas!

Comunicação visual: o que é e por que é importante!

Base para qualquer interação humana, a comunicação é um processo que permite transmitir uma mensagem de um indivíduo a outro, representando o que se pensa e sente por meio de sinais verbais ou não verbais, sendo o segundo caso a chamada comunicação visual.

Dentro da realidade do mercado de trabalho, a comunicação visual consiste na estratégia não verbal de marketing de uma empresa, seja em imagens estáticas, como nas mídias tradicionais (outdoors, pôsteres, jornais, revistas) e digitais (posts de redes sociais, infográficos, banners), seja em forma de vídeos, visando transmitir a mensagem da empresa para seu consumidor.

Explicamos neste artigo o que é comunicação visual, quais os principais cursos para aqueles que desejam atuar profissionalmente na área e também tratamos de sua importância para as empresas. Boa leitura!

O que é comunicação visual?

Quando estamos falando de comunicação visual, nos referimos a toda estratégia de comunicação realizada através de elementos visuais, desde a identidade visual da empresa, suas cores, formas e padrões, passando pelo estilo gráfico adotado em sua comunicação interna e externa e chegando aos materiais produzidos para o marketing da empresa, como é o caso de vídeos, posts de redes sociais e campanhas publicitárias tradicionais, entre outros.

A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” é a representação mais fácil do conceito de comunicação por meio visual, já que ela sintetiza o impacto das imagens na comunicação e como, muitas vezes, o uso de imagens é capaz de transmitir uma mensagem de forma mais eficiente do que a comunicação escrita ou falada.

Cursos de Comunicação Visual

Desenvolvido para formar profissionais capacitados no desenvolvimento de peças de comunicação por meio de linguagem visual, o curso de Comunicação Visual lida com a criação e o desenvolvimento de projetos de comunicação visual, nos mais diferentes gêneros e formatos gráficos, visando capacitar o profissional para trabalhar com processos de comunicação através de imagens.

Entre as capacidades desenvolvidas estão a análise e o desenvolvimento de projetos visuais gráficos, em diversos formatos e tecnologias, com foco na transmissão de mensagens através dos meios visuais.

Comunicação Visual: Etec

Um dos cursos na área com maior visibilidade atualmente é o curso técnico em Comunicação Visual oferecido pelas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), que capacita o aluno para exercer as atividades profissionais de técnico na área: projetar e executar projetos de comunicação por meio visual, empregar elementos estéticos e criativos para a comunicação visual gráfica, como em livros, portais, jornais, ilustrações, identidade visual e outros tipos de peças e trabalhos.

Como em outros cursos técnicos oferecidos pelas Etecs, o curso de Comunicação Visual exige processo seletivo simplificado (chamado popularmente de Vestibulinho), visando ao preenchimento das vagas para cada unidade. A duração do curso é de três semestres (um ano e seis meses de curso), sendo que cada semestre representa um módulo, com grade curricular que passa por História da Arte, Técnicas de Desenho, Conceitos de Comunicação, Fotografia, Marketing e Ética.

Empresas de comunicação visual

Uma das principais áreas de atuação do profissional de comunicação se dá nas empresas voltadas exclusivamente a esse mercado, que atuam em uma ou mais vertentes da comunicação por meio de elementos visuais, tanto para a produção de materiais offline quanto para a produção gráfica online, sendo que, muitas vezes, essas empresas atuam em mais de um segmento ou mesmo produzem para online e offline.

Em geral, uma empresa de comunicação visual oferece todos os serviços de elaboração de mídia para publicidade, como banners, luminosos, placas, faixas, cartazes, cartões de visita, entre outros, mas também é comum que elas contem com setores voltados à produção de materiais online, como artes para websites, identidade visual online e materiais para redes sociais.

Uma das vantagens é que você pode trabalhar em casa ou onde quiser, por meio de home office, ou como freelancer, gerindo seu próprio tempo.

Comunicação visual: SP

Em São Paulo, um dos maiores polos culturais e empresariais do Brasil, o profissional é bastante requisitado e pode atuar em diversos segmentos e setores, tanto em empresas especializadas em comunicação visual de São Paulo, como também dentro de departamentos de marketing, publicidade e propaganda ou comunicação.

Comunicação visual: Curitiba

A área de comunicação visual em Curitiba também é bastante aquecida e oferece diversas oportunidades para o profissional especializado, já que a capital concentra um grande número de empresas, de todos os portes, que buscam esse tipo de serviço para conquistar resultados mais atrativos, vender mais e garantir mais clientes através da aplicação de estratégias e peças de comunicação não escrita.

Qual a importância da comunicação visual?

Como é possível perceber pelo que já falamos da comunicação visual e do papel do profissional especializado nesse tipo de ferramenta comunicacional, estamos tratando de um elemento de grande importância para as empresas, já que ela está diretamente ligada à percepção dos clientes a respeito da marca, sua identificação perante a concorrência e até mesmo à decisão de compra.

Ao desenvolver conceitos de identidade visual para uma empresa, por exemplo, são estudados diversos fatores que impactam a comunicação não escrita do negócio, visando transmitir de forma rápida e clara os valores e a missão da empresa, de forma que o cliente consiga compreender de pronto a posição daquela marca no mercado.

Além disso, vale destacar que uma comunicação visual desenvolvida de forma eficiente e cuidadosa permite fortalecer a marca junto ao consumidor, aumentar suas vendas, melhorar seu posicionamento de mercado e trabalhar a percepção desejada pela empresa junto a seu público-alvo, de forma a otimizar os resultados.

Como grande parte da percepção sensorial dos seres humanos decorre da visão, entender e aplicar esse conceito é fundamental para que as mensagens sejam captadas pelos interlocutores e, nas estratégias comerciais, quanto melhor compreendida a mensagem da empresa, maiores são as chances de o cliente realizar a compra do produto ou serviço oferecido.

O que você achou de entender o que é comunicação visual, qual sua importância para as empresas e como o profissional da área pode atuar no mercado de trabalho? Se deseja se preparar para buscar uma vaga em cursos da área, por meio de vestibulares ou do Enem, conheça a página de matérias do Stoodi e veja tudo que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *