Criado para auxiliar na compreensão e análise de uma série de fatores relacionados ao desenvolvimento de uma sociedade, nos quesitos de saúde, educação e renda, têm-se o Índice de Desenvolvimento Humano. Este índice, mais conhecido como IDH é uma unidade de medida que permite comparar a realidade de países distintos de forma a envolver variáveis que vão além das questões econômicas, permitindo uma atuação mais clara a partir desses elementos.

Utilizado para fins comparativos, didáticos e de estudos geopolíticos, o Índice de Desenvolvimento Humano funciona como parâmetro de avaliação da qualidade de vida de determinado país e sua relação com outros países do mundo, servindo como referência para análise da resposta de cada nação às demandas de educação, saúde e distribuição de renda.

Explicamos, neste artigo, o que é IDH, como é calculado, qual o IDH do Brasil, quais as cidades com os maiores índices e os países com os maiores e menores índices de desenvolvimento no mundo. Aproveite a leitura e bons estudos!

O que é IDH?

Mais amplamente tratado pela sigla IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, como já dissemos, é uma unidade de medida bastante utilizada para aferir e analisar o grau de desenvolvimento de uma sociedade em uma cidade, estado ou país. Os quesitos avaliados são educação, renda e saúde, tendo por objetivo servir como um indicador mais amplo do que os utilizados anteriormente, que levavam em consideração apenas a questão econômica.

Seu primeiro uso se deu em 1990, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem. O IDH permite, entre outras análises, realizar um comparativo direto entre praticamente todos os países do mundo, já que leva em consideração fatores comuns aos mesmos.

O IDH é um índice numérico que varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de zero, menor é o indicador em uma análise dos quesitos de saúde, educação e renda, enquanto o valor mais próximo de 1 representa melhores as condições da sociedade analisada para os mesmos fatores. No mundo, não há nenhum país com IDH zero ou um.

Como é calculado o IDH?

O IDH leva em consideração três indicadores principais para sua composição: educação, saúde e renda. Esses três pontos foram escolhidos de forma estratégica para compor o IDH, já que todos os cidadãos de qualquer sociedade, em alguma medida, são impactados ou alcançados por uma ou mais dessas três variáveis.

O indicador de educação considera a quantidade média de anos de estudo de determinada população, considerando que quanto maior for o tempo de permanência de uma população no meio educacional, maiores são as chances de desenvolvimento da mesma. Ele também considera as políticas públicas e o comprometimento da gestão política com a educação.

O indicador de saúde avalia a taxa de expectativa de vida da sociedade analisada, considerando que quanto maior for a taxa, melhores são as condições de vida de sua população. Ele leva em consideração, entre outros fatores, as políticas públicas de saúde, como campanhas de vacinação, de educação sobre saúde, sistema público de saúde e fornecimento de medicações.

Já no indicador de renda, é avaliado o valor médio dos rendimentos dos cidadãos da sociedade, com base na média do Produto Interno Bruto, considerando a soma de todas as riquezas produzidas pela sociedade em determinado período, dividida pelo número de habitantes.

IDH do Brasil

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2018, o IDH do Brasil (2017) permanece na 79ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano desde 2015, quando se encerrou um ciclo de evolução no posicionamento, que ocorreu de 2012 a 2014, quando o país conquistou seis colocações na classificação. Em 2018, foram analisados 189 países.

A pontuação do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano em 2018 foi de 0,759, o que significa crescimento de 0,001 com relação à pontuação divulgada no ano de 2017. Com a pontuação atual, o Brasil faz parte do grupo classificado pela ONU como de Alto Desenvolvimento Humano.

Melhor IDH do Brasil

Segundo dados de 2017 a respeito do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), as cinco cidades com o melhor índice de desenvolvimento são:

  • São Caetano do Sul – SP (0,862);
  • Águas de São Pedro – SP (0,854);
  • Florianópolis – SC (0,847);
  • Balneário Camboriú – SC (0,845);
  • Vitória – ES (0,845).

Balneário Camboriú e Vitória estavam empatadas na quarta colocação por índice geral, sendo considerados para o cálculo os dados do Recenseamento 2010.

Pior IDH do Brasil

Ainda segundo os dados divulgados no ranking IDH 2017 sobre o IDHM, as cinco cidades do Brasil com os menores índices de desenvolvimento foram:

  • Uiramutã – RR (0,453);
  • Marajá do Sena – MA (0,452);
  • Atalaia do Norte – AM (0,450);
  • Fernando Falcão – MA (0,443);
  • Melgaço – PA (0,418).

Também foram considerados para o cálculo os dados do Recenseamento 2010.

cidade  o que é  idh

IDH mundial

Nos dados do IDH mundial divulgados no ano de 2018, pelo compilado da Organização das Nações Unidas (ONU), os resultados são os seguintes:

Maior IDH do mundo

O maior IDH do mundo é o da Noruega, na Europa, com 0,953, um dos índices mais altos já alcançados. Os outros quatro países do ranking IDH 2017 foram:

  • Suíça (0,944);
  • Austrália (0,939);
  • Irlanda (0,938);
  • Alemanha (0,936).

Menor IDH do mundo

No outro espectro do Índice de Desenvolvimento Humano está o Níger, que apresentou IDH de 0,354 no ranking 2017, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.

Os outros quatro países com os menores Índices de Desenvolvimento Humano foram:

  • Burundi (0,417);
  • Chade (0,404);
  • Sudão do Sul (0,388);
  • República Centro-Africana (0,367);

O valor médio do IDH 2017 foi de 0,728, mas podemos notar como, apesar da crescente globalização, é grande a diferença entre o topo e o fim da lista. Os países mais desenvolvidos oferecem melhores condições de vida à sua população, enquanto nos mais pobres há mais desigualdade social e menos controle do crescimento populacional nem investem em desenvolvimento. Na maioria dos casos, sofrem epidemias, fome e falta de condições mínimas de sobrevivência.

O que você achou de entender melhor o que significa IDH e obter informações importantes para as provas de Geografia do Enem? Aproveite e conheça a página de matérias do Stoodi e as listas de exercícios. Veja tudo que a plataforma tem a oferecer!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!