A genética é uma das áreas mais complexas da Biologia, envolvendo, inclusive, vários conceitos de Química. Para entender melhor como funciona essa área da ciência, é crucial conhecer os conceitos, funções, aplicações e diferenças de duas estruturas fundamentais para a vida: DNA e RNA. Esses ácidos nucleicos são essenciais para a criação e reprodução da vida, de modo que compreender suas funções é crucial para estudar genética.

Pensando nisso, trouxemos neste post tudo aquilo que você precisa saber sobre DNA e RNA para se dar bem em provas e vestibulares como o ENEM. Continue lendo e descubra mais!

O que é DNA?

DNA é a sigla para ácido desoxirribonucleico (em inglês, ou ADN, em português), uma molécula simples e grande, construída a partir de quatro diferentes unidades estruturais básicas e semelhantes entre si, chamadas de nucleotídeos.

Ao analisar o DNA, principalmente por meio de experimentos focados na difração de raios-X, os cientistas James Watson e Francis Crick perceberam que a estrutura dele é formada por duas fitas enroladas no formato de uma hélice. Assim, a informação genética encontra-se codificada em uma sequência de nucleotídeos de compõem os filamentos de DNA, complementares entre si.

Resumidamente, é possível dizer que o DNA é, então, uma molécula estruturada em duas cadeias em forma de dupla hélice, sendo constituídas por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada — adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T). O fato de o DNA ter uma forma de dupla hélice é fundamental para sua replicação durante a divisão celular, já que cada hélice funciona como uma espécie de molde para a outra nova célula.

Função do DNA

O DNA é a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas — como cor dos olhos, da pele e do cabelo, fisionomia, entre outras — no processo de reprodução dos seres vivos.

Dessa maneira, a principal função do DNA é transportar informações contidas em suas sequências, chamadas de genes. Assim, durante o exemplo de transcrição, quando uma célula usa as informações contidas em um gene, a sequência do DNA é copiada para uma sequência de RNA complementar, que pode ser utilizada depois para compor outra sequência proteica no processo conhecido como tradução.

Além dos processos de transcrição e tradução, o DNA é responsável pela manutenção das características e informações básicas sobre o organismo na divisão celular, possibilitando a replicação da estrutura. Como citado anteriormente, a forma de dupla hélice é essencial para o sucesso dessa função.

O que é RNA?

Enquanto o DNA possui as informações fundamentais para se processar uma nova proteína, ele ainda necessita do auxílio de moléculas intermediárias. E uma delas é o RNA, ou ácido ribonucleico.

Assim, a molécula do RNA nada mais é do que uma estrutura complementar de certa região do DNA. É composto por uma única cadeia de nucleotídeos. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a uracila (U), esta última substituindo a timina (T) presente na molécula de DNA.

Função do RNA

A principal função do RNA é permitir que toda a informação contida no DNA possa ser copiada e transportada até as estruturas responsáveis pela elaboração de proteínas. Entretanto, o processo se ramifica, sendo que existem três tipos diferentes de RNA para realizar funções específicas, como é possível ver abaixo:

  • RNA Ribossômico (RNAr): este RNA é o principal elemento que constitui os ribossomos, tendo o maior peso e sendo um dos principais responsáveis pela criação de novas proteínas;
  • RNA Mensageiro (RNAm): junto com o RNAr ribossômico, o RNAm mensageiro também fornece auxílio na síntese proteica, com a orientação da ordem de aminoácidos para a formação das proteínas. Também é o responsável por transportar as informações genéticas provenientes do DNA do núcleo da célula até o citoplasma. Tem peso menor que o RNA ribossômico;
  • RNA Transportador (RNAt): Como o próprio nome já explicita, o RNAt transportador é o responsável pela função de transporte das moléculas de aminoácidos que farão parte da síntese proteica. O RNAt transporta os aminoácidos até os ribossomos, organela responsável por uni-los, formando, assim, as proteínas. Em comparação com os outros, possui menor peso.

moleculas dna e rna

Diferença entre DNA e RNA

Além de todas as características que os distinguem apresentadas até aqui, é possível diferenciar DNA e RNA por outros fatores. A localização, por exemplo, é um deles. Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma.

A constituição de cada um também é diferente. Enquanto no RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose. Além disso, as estruturas são distintas, sendo que o DNA apresenta dupla-hélice e o RNA uma hélice simples. Isso faz com que, logicamente, o DNA seja muito maior que o RNA, sendo este formado a partir de uma única fita do primeiro.

Por fim, ao comparamos as bases nitrogenadas que compõem cada uma desses ácidos nucleicos, há uma pequena diferença. Enquanto em ambos a citosina é pareada com a guanina, o RNA apresenta pareamento entre adenina e uracila e o DNA, por sua vez, pareia a adenina com a timina.

Importância do DNA e RNA

Como é possível perceber ao se analisar as características e funções, tanto do DNA quanto do RNA, é fácil entender que essas estruturas são fundamentais para a existência da vida como a conhecemos. Elas coordenam o desenvolvimento e até o funcionamento de todas as estruturas de um organismo.

Assim, é por meio dessas moléculas que os seres vivos transmitem suas informações, das mais básicas às mais importantes para a manutenção da própria vida. No processo reprodutivo, inclusive, a mistura de características tem como principal agente o DNA, uma vez que os gametas carregam informações de ambos os pais, resultando em um indivíduo único.

E aí, curtiu nosso post? Já sabe mais sobre como diferenciar DNA e RNA e quais as funções de cada um? Então aproveite também para dar uma olhada nos nossos artigos sobre gametogênese, meiose e mitose! Veja também nosso guia completo de Biologia e se prepare ainda mais para o ENEM!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!