Guerra de Troia: o que foi, vencedores e resumo!

Descubra o que foi a Guerra de Troia! Veja quem foi o vencedor, as causas e muito mais!

Guerra de Troia: o que foi, vencedores e resumo!

Alguns conflitos ao longo da História ficam marcados para sempre. Seja pelas suas causas, seja pelo seu impacto ou mesmo pelas táticas utilizadas pelos vencedores. A Guerra de Troia é um desses conflitos que, com mais de 3.000 anos, ainda hoje é lembrado.

Quer saber mais sobre a Guerra de Troia, seus desdobramentos e curiosidades? Então continue lendo este post para descobrir tudo sobre ela!

O que foi a Guerra de Troia?

A Guerra de Troia é uma das guerras mais famosas de toda a História. Aconteceu entre os troianos e os aqueus — um dos povos gregos. É tão reconhecida que hoje não se sabe se ela realmente aconteceu ou se, na verdade, faz parte da mitologia da civilização grega, apesar de a cidade de Troia ter sido descoberta pelo arqueólogo Heinrich Schliemann.

Uma das principais fontes de informação sobre a Guerra de Troia é o poema épico de Homero, denominado Ilíada. A guerra marca o que ficou conhecido como o fim da era dos heróis, dando início à era dos homens comuns.

Quem ganhou a Guerra de Troia?

A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.

Quanto tempo durou a Guerra de Troia?

Estima-se que a Guerra de Troia durou cerca de 10 anos, tendo acontecido entre os anos de 1300 e 1200 a.C.

Guerra de Troia: resumo

A Guerra de Troia tem início após uma viagem diplomática de Heitor e Páris Alexandre, filhos do rei de Troia Príamo, à cidade grega de Esparta. Lá, Páris teria se apaixonado pela mulher do rei de Esparta Menelau, Helena, famosa pela sua beleza.

Apesar de ter sido muito bem tratado por Menelau, Páris envolveu-se com a esposa do rei e decide sequestrá-la, voltando, assim, para Troia. Segundo a mitologia, o caso de amor de Páris e Helena teria sido premeditado pela deusa do amor Afrodite, considerada protetora de Páris.

Quando descobre o rapto, Menelau declara guerra à Troia, tentando, então, unificar os vários povoados e tribos gregos contra os troianos. Localizada no que hoje conhecemos como Turquia, no Helesponto, Troia era uma cidade enorme, cercada por uma muralha completamente intransponível.

O principal líder da ofensiva grega à Troia era Agamenon, irmão do rei Menelau. Entretanto, o principal guerreiro do exército era Aquiles, filho da ninfa Tétis e de Peleu, sendo conhecido por uma grande força. Apesar disso, Aquiles somente vai para a guerra após ser convencido por Odisseu (Ulisses) de que ganharia grande fama.

Segundo conta a história, mais de mil navios cruzaram o mar Egeu para dar início ao cerco de Troia. Ao longo de uma década, vários soldados morreram, entre eles Páris e os heróis Heitor e Aquiles. Este último, inclusive, foi abatido com uma flechada no calcanhar. Segundo sua lenda, Aquiles era invencível, tendo apenas o calcanhar como ponto fraco. Daí vem, então, a expressão “calcanhar de Aquiles”.

Após diversas batalhas ganhas pelos gregos, a morte de Aquiles culminou em uma virada de sorte para os troianos, que passaram a conseguir importantes vitórias e um fôlego no incessante cerco à cidade.

Cavalo de Troia

Após anos de batalhas que não permitiam que a Guerra de Troia chegasse ao fim, Odisseu surge com um plano mirabolante. Sua ideia era construir um gigantesco cavalo de madeira que seria oferecido ao rei Príamo, de Troia, como um reconhecimento da derrota e um presente que indicaria o fim da guerra.

Esse presente ficou conhecido como o Cavalo de Troia, dentro do qual, na verdade, estariam vários guerreiros gregos. O plano foi colocado em ordem alterando, inclusive, a localização da frota de navios gregos, passando a exata impressão de que teria havido uma retirada.

Neste contexto, o rei Príamo aceita o presente e permite que o Cavalo de Troia adentre a cidade. Passadas algumas horas de festividades e comemorações dos troianos, os guerreiros gregos saem do cavalo à noite, abrindo os portões da cidade e permitindo a invasão das tropas gregas que esperavam do lado de fora das muralhas.

Dessa maneira, completamente desprotegidos, os troianos perdem o controle da cidade para os gregos, que se proclamaram vencedores após mais de uma década de conflito. O episódio do Cavalo de Troia é a origem da expressão “presente de grego”, que referencia um presente que, na verdade, traz algum prejuízo para quem o recebe.

Guerra de Troia: filme

Como ressaltamos, a Guerra de Troia é um dos conflitos mais famosos da humanidade, sendo alçada inclusive à categoria de lenda, de modo que ainda é impossível saber se ela, de fato, ocorreu. Por essa importância, a guerra serviu de inspiração para uma infinidade de obras culturais ao longo da História.

E, como não poderia deixar de ser, o cinema é um dos meios que escolheram contar a história da Guerra de Troia. Abaixo, alguns dos filmes mais famosos sobre o conflito:

  • Helena de Troia, de Robert Wise (1956);
  • As Troianas, de Michael Cacoyannis (1971);
  • Troia, de Wolfgang Petersen (2004).

O filme Troia, mais recente, é um dos mais conhecidos sobre a Guerra de Troia. Com participações de nomes como Orlando Bloom, Brad Pitt, Diane Kruger, Eric Bana e Brendan Gleeson, o longa angariou cerca de US$ 175 milhões em bilheteria.

Uma curiosidade é que, inicialmente previsto para ser filmado no Marrocos, teve que ser transferido para o México, devido à ameaça de guerra no Iraque. Entretanto, no país norte-americano, as filmagens sofreram com dois furacões em menos de um mês de trabalho.

Sucesso de público, o filme tem dois prêmios, ambos para Brad Pitt, no Teen Choice Award de 2004, como Melhor Ator em Filme de Drama e Melhor Ator.

E aí, curtiu nosso post? Então não deixe de se preparar para o ENEM conferindo também os artigos sobre os números romanos, a Mesopotâmia e Atena, a deusa grega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *