O conflito entre razão e emoção sempre esteve presente na sociedade, principalmente em meio a situações de decisão. Antigamente, quando não havia um nível de conhecimento satisfatório na sociedade, a vida e o mundo eram regidos essencialmente pelo senso comum, ou seja, sem nenhum embasamento conceitual e técnico. Também não existia compreensão sobre a ciência propriamente.

Mas, com o passar do tempo e o avanço natural da humanidade, todos os setores da sociedade evoluíram baseados na aplicação de teorias e práticas comprovadas cientificamente.

Mas, o que é ciência afinal? Continue com a gente no post e domine esse assunto!

O que é ciência?

De origem latina, a palavra ciência (saber ou conhecimento) representa todo o conhecimento conquistado por meio de estudo ou prática. O seu campo de atuação não é restrito e engloba variados saberes, os quais sempre são validados/demonstrados por meio de investigações técnico-científicas.

Origem da ciência

É difícil definir com precisão a origem da ciência no mundo, porém, é fato que ela passou a ganhar mais destaque após estudos e descobertas do filósofo grego Sócrates (469 a.c. – 399 a.c.). Foi ele o primeiro a registrar e concluir alguns entendimentos sobre astrologia, álgebra e principalmente filosofia.

Dessa forma, podemos afirmar que a Grécia antiga é o berço da ciência mundial, pois foi nesse período histórico que surgiram as primeiras conclusões e descobertas sobre fenômenos da natureza (dinâmica do sistema solar), fundamentação do pensamento lógico, princípios de álgebra e geometria (plana e analítica).

Ciência X Senso Comum

Como já vimos, o conhecimento científico é essencialmente caracterizado a partir de constatações e estudos práticos. Isto é, nada na ciência é baseado em intuições ou “achismos”: tudo é comprovado segundo uma lógica validada.

Já o senso comum é o conjunto de conhecimento adquirido pela humanidade devido às experiências, observações do mundo e vivências em geral. Desse modo, é um tipo de saber caracterizado por ser acumulado ao longo da vida, transferido de geração em geração, podendo ser classificado inclusive como uma herança cultural.

Tipos de ciência

A ciência é uma área vasta e seu foco de atuação é separado de acordo com a natureza do conhecimento em questão. Quer entender mais sobre isso? A seguir, você vai conhecer as principais diferenças entre os campos científicos.

Ciências biológicas

Ciências biológicas são os saberes que envolvem todos os seres vivos (humanos, animais, plantas, vírus, bactérias etc.). Em outras palavras, envolvem a aplicação da biologia como ciência, com foco no estudo da dinâmica de funcionamento dos organismos vivos (reprodução, sistemas, evolução, origem e entre outros).

Ciências contábeis

Para entender o que é ciências contábeis, é preciso ter em mente que esse campo envolve conhecimentos financeiros aplicados. A área é a responsável por coordenar as séries de registros de negócios, organizando lucros, despesas, receitas e faturamentos segundo uma lógica científica.

Muitas empresas, atualmente, recorrem aos profissionais desse ramo para organizar seus investimentos e aplicações financeiras, uma vez que as ciências contábeis conseguem assimilar eventos econômicos e direcionar suas medidas, de modo a potencializar os ganhos.

Ciências exatas

Uma das ciências mais antigas, como o próprio nome sugere, é o campo destinado ao raciocínio lógico, abrangendo as áreas de física, química e matemática (sim, matemática é ciência). Exatas é a parte da ciência que define expressões quantitativas, eventos que a aplicação dos números, segundo uma ordem lógica, consegue explicar experimentos, leis, teorias e postulados.

Ciências da natureza

Denominada também como ciências naturais, é a parte que engloba todas as temáticas científicas destinadas ao estudo da natureza, tratando principalmente dos aspectos físicos do cotidiano. Astronomia, química, geologia, biologia e física são as principais vertentes do campo, uma vez que todas elas embasam suas teorias e análises em fenômenos encontrados no universo.

Ciências sociais

Ao contrário das ciências da natureza, as ciências sociais (ou ciências humanas) fundamentam seus conhecimentos a partir das relações entre diferentes grupos de pessoas (principalmente de convivência). Um cientista social procura entender a maneira de desenvolvimento e funcionamento das sociedades, buscando analisar origens, nível de desenvolvimento, conflitos, hábitos e culturas.

Cientistas famosos na história

Agora que você já sabe o que é uma ciência, que tal entender sobre os feitos marcantes de pessoas que dedicaram suas vidas a pesquisas e investigações? Conheça a história de alguns dos principais cientistas da humanidade!

Sócrates

Sócrates o que é ciência

Filósofo grego responsável por impulsionar os conhecimentos científicos na Grécia Antiga, Sócrates (470 a.C.- 399 a.C.) é considerado como um dos pioneiros da ciência na humanidade. Seu campo de estudo era focado na existência humana, exemplificado na sua icônica frase “conhece-te a ti mesmo”.

Aristóteles

Também filósofo da Grécia Antiga, Aristóteles (384 a.c. – 322 a.c.) herdou grande parte dos ensinamentos de Sócrates. Foi o responsável também por elaborar os primeiros estudos da formulação da mecânica clássica, a qual foi aprofundada séculos depois por Isaac Newton.

Galileu Galilei

É considerado o pai da ciência moderna, pois foi o primeiro cientista a contestar os ensinamentos da Igreja Católica em relação ao universo. Personalidade fundamental na revolução científica, Galileu Galilei (1564-1642) se destacou por provar que não era o sol que girava, mas, sim, o planeta Terra que se movimentava em torno daquela estrela.

Sigmund Freud

Pai da psicanálise, o alemão Sigmund Freud (1856-1939) contribuiu e muito para a ciência mundial. Até hoje, seus trabalhos e teorias são aclamados e estudados academicamente. Freud também é muito conhecido por suas frases, sendo o autor de colocações célebres como “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos” e “O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver“.

Albert Einstein

Também alemão, Albert Einstein (1879-1955) é o maior cientista da física moderna, acumulando vários estudos e análises quânticas. Uma das mais famosas fórmulas de física, E = mc², é fruto das avançadas teorias de Einstein sobre a relatividade espacial, chegando na equivalência massa-energia.

Lendo este artigo, você aprendeu o que é ciência e pôde perceber que ela está presente em diversos níveis da vida na Terra. Logo, por se tratar de um tema tão abrangente e importante, os campos relacionados a ela são cobranças certas nas provas do Enem e de vestibulares.

Agora, que tal ver como o Stoodi pode ajudar no sucesso da sua aprovação? Aproveite as dicas do blog, as videoaulas e a base de exercícios para organizar o seu plano de estudos!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!