Abelha: entenda mais sobre esse inseto!

 

Em 2018, a abelha entrou para a lista de animais em extinção. Fundamentais para regular o ecossistema do planeta Terra, esse animal encontra-se em risco, proporcionando desequilíbrio ecológico.

Por isso, é importante ficar atento às suas características e funções naturais, já que podem compor perguntas importantes no vestibular e no Enem. Boa leitura!

Tipos de abelhas

Existem diversas espécies de abelhas ao redor do mundo. Abaixo, separamos os principais tipos para você ficar ligado e estudar bastante. Confira!

Abelha rainha

Muito comum nos livros de biologia, a abelha rainha é responsável por toda a colmeia, sendo a única capaz de reproduzir. Assim, ela ganha destaque no habitat, sendo alimentada com a geleia real, rica em vitaminas, proteínas e hormônios sexuais.

Abelha operária

Como o próprio nome aponta, a abelha operária é responsável por executar as funções na colmeia, desde a alimentação da rainha até os cuidados com a estrutura das células do enxame e da produção de mel.

Abelha sem ferrão

Ainda, existem as abelhas que têm ferrões atrofiados. Justamente por isso, são mais comuns nos centros de criação, já que apresentam a capacidade de produzir mel sem ferir os seres humanos.

O que as abelhas produzem?

Você com certeza já experimentou o mel, não é mesmo? Ele é produzido pelas abelhas e retirado das colmeias, assim como a cera, o própolis e a geleia real. Todos esses elementos naturais podem ser reformulados e consumidos pelos seres humanos.

Coletivo de abelhas

As abelhas apresentam uma peculiaridade no reino animal: o cooperativismo dentro da colmeia. Afinal, a rainha não consegue viver sem os operários para alimentá-la, assim como eles não podem sobreviver sem a proteção e reprodução que ela fornece.

A abelha é um animal imprescindível para garantir o equilíbrio ecológico no planeta e, por isso, pode estar presente nas questões de biologia e atualidades. Para aprofundar os seus estudos, confira alguns materiais práticos da Stoodi!