Canguru: características, tipos e fotos!

O canguru é um dos mamíferos marsupiais mais conhecidos pelos estudantes, já que é o animal símbolo da Austrália. Por apresentarem características importantes no reino animal, suas informações podem ser cobradas nos grandes vestibulares.

Para conhecer mais sobre essa espécie, continue lendo nosso artigo!

Características dos cangurus

Os cangurus são marsupiais e, por isso, geram os filhotes em estado de embrião fora do corpo, isto é, no marsúpio, uma pequena bolsa localizada no abdômen da fêmea. Assim, os pequenos animais se alimentam de leite materno até completarem seu total desenvolvimento, abandonando a bolsa.

Vale lembrar que eles começam a se aventurar na terra durante o oitavo mês e ficam independentes no primeiro ano de vida. Ainda, as fêmeas só conseguem gerar um filhote por vez, já que é necessário uma atenção maior durante o desenvolvimento do embrião.

Onde vivem os cangurus?

O habitat deles é a planície e, por isso, podem ser encontrados na Austrália. Ainda, existem algumas espécies que vivem na Nova Guiné, mas são menos comuns e em menor quantidade.

Tipos de cangurus

O reino animal apresenta diversas subespécies que têm suas características próprias. No entanto, reconhecidas como cangurus só existem quatro, sendo que todas são nativas da Austrália. O mais conhecido é o canguru vermelho, tradicional símbolo da Austrália.

canguru vermelho

Curiosidades sobre esses marsupiais

A maioria dos marsupiais utilizam suas caudas para auxiliar no equilíbrio durante a movimentação. No entanto, os cangurus utilizam-na como uma terceira perna, para facilitar o apoio do corpo durante a gestação.

Vale lembrar que essa espécie é herbívora, garantindo uma dieta de frutas e vegetais. Por isso, são importantes componentes na formação e preservação das vegetações nas planícies.

Entender a importância dos marsupiais para o ecossistema é fundamental para mandar bem no vestibular. Que tal aprimorar os seus estudos e aprofundar-se nos conhecimentos de biologia? Aproveite e realize nossos exercícios!