HCL: o que é, função e mais!

Você conhece o elemento químico HCL? Entenda suas propriedades, as funções e como pode ser cobrado em seu vestibular!

HCL: o que é, função e mais!

Por ser um dos elementos químicos mais cobrados nas provas de Ciências da Natureza, o ácido clorídrico, ou simplesmente HCl, precisa ser bem compreendido pelos estudantes que almejam ser aprovados no Enem e nos vestibulares. O estudo desse composto não pode ser negligenciado: é fundamental entender o conceito, as características e as reações químicas desencadeadas por ele.

Para reforçar sua revisão, siga com a gente na leitura deste post. Acompanhando o nosso conteúdo, você vai entender o que é HCl, conhecer suas principais funções e propriedades químicas e descobrir de que maneira ele pode aparecer nos exames.

O que é HCL?

Também chamado de ácido muriático, o ácido clorídrico consegue absorver água da atmosfera facilmente e, por isso, deve ser armazenado apenas em recipientes muito bem isolados. Composto pela ligação simples entre uma molécula de Hidrogênio (H) e uma de Cloro (Cl), o ácido muriático é uma substância inorgânica forte, encontrada na forma líquida em temperatura ambiente, apresentando tonalidade amarela.

Função do HCL

Por sua natureza, a principal função do ácido clorídrico, seja qual for a ocasião, naturalmente será a de reduzir o pH da solução, isto é, torná-la ácida. Um ótimo exemplo de ação desse composto químico ocorre justamente no corpo humano, durante um processo do sistema digestivo.

O estômago é o órgão responsável pela digestão do bolo alimentar, e, para isso, são necessárias substâncias que favoreçam o processamento dos nutrientes. Uma delas é o HCl, responsável por diminuir o pH, amolecer o bolo alimentar e propiciar as condições ideais para que as enzimas digestórias sejam ativadas (o nosso suco gástrico é uma solução aquosa de HCl).

Além dessa função, esse ácido também serve para:

  • catalisar (acelerar reações químicas) reações orgânicas de pH baixo;
  • limpar equipamentos oxidados;
  • reduzir o crescimento de bactérias nocivas;
  • produzir cloretos metálicos.

Onde encontrar HCL

O HCl é obtido a partir de duas reações químicas. A primeira forma é por meio do aquecimento da solução gás hidrogênio + gás cloro, a qual origina o HCl. Já a outra é pela reação ácido sulfúrico H2SO4 + cloreto de sódio NaCl, que resulta em ácido sulfato de sódio Na2SO4 + ácido clorídrico HCl.

Independentemente do padrão de obtenção utilizado, esse composto deve ser trabalhado apenas por químicos, pois, é altamente tóxico à saúde, tanto na forma líquida quanto na gasosa, podendo causar problemas graves, como irritações nos olhos e morte por sufocamento.

Propriedades do HCL

Algumas especificidades físicas e químicas do ácido clorídrico são cobradas no Enem e nos vestibulares ou de modo interpretativo, ou através de cálculos estequiométricos. As principais propriedades que você deve saber são:

Densidade

A densidade do HCl varia de acordo com a sua concentração. Desse modo, considerando uma solução de 38%, a densidade desse ácido alcança o valor de 1,18 g/cm³.

Massa molar

Cada mol de HCl equivale a exatos 36,46 gramas.

Ponto de fusão

Tomando novamente como base uma concentração de 38%, o ponto de fusão (transformação do estado sólido para o líquido) do ácido clorídrico é de 247 K, ou – 26° C.

Ponto de ebulição

O HCl entra em ebulição (transformação do estado líquido para o gasoso) a uma temperatura de 110° C, ou 383 K.

laboratório hcl

Como o HCl é cobrado no Enem e nos vestibulares

Podem ser exigidos do estudante conceitos sobre a acidez do HCl, raciocínios sobre o nível de reatividade do composto, cálculos estequiométricos, entre outros conhecimentos. Abaixo, veja alguns exemplos de exercícios que podem ajudar no seu estudo sobre ácido clorídrico:

Questão 1

O HCl, quanto ao número de hidrogênios ácidos, elementos químicos, presença de carbono, presença de oxigênio e estado físico, classifica-se, respectivamente, como:

a) monoácido, ternário, inorgânico, oxiácido, líquido

b) monoácido, binário, inorgânico, hidrácido, gasoso

c) biácido, binário, inorgânico, oxiácido, gasoso

d) biácido, ternário, orgânico, hidrácido, gasoso

e) monoácido, binário, orgânico, hidrácido, liquido

Solução

O ácido clorídrico possui apenas um hidrogênio, é composto por dois elementos químicos, não tem carbono nem oxigênio em sua composição e é considerado um ácido volátil. Em outras palavras, a resposta correta está na Alternativa B: o HCl é monoácido, binário, inorgânico, hidrácido e gasoso.

Questão 2

O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl). Alguns fatores, como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no estômago, dando aquela sensação de queimação (azia). Para neutralizar esse meio ácido, sob orientação médica, algumas pessoas tomam certos medicamentos que contêm bases fracas para combater a azia. Essas bases baixam o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas. Qual das substâncias a seguir poderia ser utilizada para essa finalidade?

a) NaHSO4

b) NaCl

c) H2SO4

d) H3C-COOH

e) Mg(OH)2

Solução

HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl é a reação adequada para a neutralização desse meio ácido, uma vez que o hidróxido de magnésio Mg(OH)2 é o principal componente do leite de magnésia (solução básica), reagindo com o HCL e amenizando a acidez do estômago. Logo, a Alternativa E é a correta.

Questão 3

Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:

a) ácido, base, óxido, ácido

b) sal, sal, base, ácido

c) ácido, base, base, sal

d) sal, óxido, base, ácido

e) ácido, base, sal, óxido

Solução

A alternativa correta é a D, pois, HgCl2 é um sal, CaO é um óxido, KOH é uma base e HCl é um composto ácido.

Lendo este post, você viu que há várias maneiras de abordar o tema HCl em uma prova de química. Estudando bem esse conteúdo, ficarão claros para você os conceitos sobre o que é ácido clorídrico, suas funções, nível de acidez e o tipo de risco que esse composto oferece à saúde.

Quer estudar mais e contar com uma ótima preparação para conquistar a sua vaga na universidade? Então, acompanhe as dicas do Blog do Stoodi, acesse as nossas videoaulas e teste seu conhecimento com os exercícios disponíveis na plataforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *