Rã: características, tipos e fotos!

 

Pertencente à família Ranidae, a é um dos anfíbios mais conhecidos no Brasil. Justamente por isso, pode compor uma das perguntas no vestibular e Enem. Para manter-se atualizado nos conteúdos, continue lendo nosso artigo! Separamos as principais informações desse animal para você.

Característica das rãs

Uma das principais características da rã é o seu habitat. Por ter preferência à umidade, essa espécie vive em lagos, lagoas, cachoeiras e pântanos. Além disso, sua alimentação é carnívora e baseada em insetos, vermes e outros animais, capturando-os com a língua.

Tipos de rãs

A família Ranidae é conhecida por ter diversas espécies — e com as rãs não seria diferente. A seguir, você pode conferir as principais subespécies para aprofundar seus estudos:

  • rã-verde: é a mais comum e abundante, sendo que a maioria pode ser encontrada em Portugal;
  • rã-leopardo: apresentam pequenas manchas pretas que contrastam com o verde — são menos comuns no território brasileiro, podendo ser encontradas na América do Norte;
  • rã venenosa: presentes na América Central e do Sul, essa espécie pertence à outra família, conhecida como Dendrobatidae, que apresenta glândulas na superfície da pele que produzem veneno como forma de defesa.

Diferença de rã, sapo e perereca

Existem diversas diferenças entre rã, sapo e perereca. Tenha em mente que, enquanto as rãs são mais habilidosas e conseguem dar saltos de até 70 centímetros de altura, os sapos e as pererecas são menos ágeis.

E mais, o habitat de cada um é diferente: as rãs preferem viver nos ambientes úmidos, já os sapos procuram a água somente para a reprodução, vivendo na terra firme, e as pererecas habitam as árvores.

Curiosidades sobre as rãs

Você sabia que as rãs desenvolveram diversas formas de reprodução? Isso facilita a perpetuação da espécie e prolonga a vida dos animais, ideal para manter o equilíbrio do ecossistema.

Além disso, as rãs são excelentes fontes de proteína, servindo de alimento para diversas culturas, tanto ocidentais quanto orientais.

Você percebe como é importante estudar sobre o reino animal e suas peculiaridades? Lembre-se de revisar os conteúdos de biologia para manter os assuntos em dia e mandar bem no vestibular.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite para consolidar o seu conhecimento fazendo exercícios de biologia animal!