Romênia: entenda mais sobre este país!

Confira tudo sobre a Romênia. Conheça um pouco sobre a cultura, sua história, curiosidades de muito mais. Descubra com o Stoodi!

Romênia: entenda mais sobre este país!

Um erro comum de muitos vestibulandos é focar os estudos em disciplinas consideradas mais “difíceis”, como a física e a matemática, e negligenciar outras áreas importantes, como a história e a geografia.

Conhecer sobre a cultura dos diversos países do mundo, por exemplo, é algo que precisa sempre ser considerado não só para o vestibular, mas para conhecimentos gerais no dia a dia. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post sobre a Romênia.

Siga a leitura dos tópicos a seguir e entenda onde fica a Romênia, informações sobre a sua história e a sua cultura, bem como curiosidades acerca do país. Vamos lá?

Onde fica a Romênia?

A Romênia fica localizada na parte Oriental da Europa. Para se ter uma ideia mais precisa sobre a localização, ela faz divisa com a Ucrânia, com o mar Negro, com a Bulgária, com a Sérvia, com a Hungria e com a República da Moldávia.

O território romeno é considerado o nono com maior extensão da União Europeia e tem a sétima maior população do continente. No que se refere à extensão, a Romênia tem 238.391 km².

Já o clima da Romênia é considerado temperado continental. Desse modo, a temperatura varia entre -4º e -5º no inverno. Já no verão, a temperatura se mantém em uma média de 25º.

História da Romênia

Desde a pré-história, o território da Romênia foi habitado por diferentes grupos. Há registros de fósseis humanos de até 36 mil anos encontrados no país. De acordo com estudos, esses fósseis, que foram encontrados na região de Cárpatos, são da primeira população que habitou o local.

Passado o período pré-histórico, a história da Romênia se desenvolve em diferentes capítulos e momentos. A seguir, faremos um resumo sobre cada um deles.

Dácia

Desde o ano 513 a.C., o território da Romênia era habitado por um povo conhecido por getas. Eles faziam parte de uma tribo vinda da Trácia e haviam migrado para o local, que na época era conhecido como Dácia.

O líder desse povo era Burebista, que formou um exército que representava uma ameaça para os interesses romanos. Sendo assim, até mesmo o imperador Júlio César pretendia realizar ataques à Dácia. Porém, ele foi assassinado em 44 a.C., antes que pudesse colocar os seus planos em prática.

O território se manteve em conflito com os romanos por anos. Apenas no início da Idade Média foi que a administração romana se retirou da Dácia.

Romênia na Idade Média

Na Idade Média, foram feitas várias invasões ao território romeno. Eslavos, búlgaros, magiares e tártaros passaram a fazer parte da população local no decorrer dos séculos e contribuíram para a formação do povo romeno. Eles fizeram parte dos movimentos migratórios para a região.

Foi nessa época que surgiram também estados romenos, como a Moldávia, a Valáquia e a Transilvânia. Houve muitas lutas nesse sentido, com a Transilvânia tendo pertencido ao Império Austríaco, inclusive.

O Antigo Reino

O chamado Antigo Reino da Romênia tinha a liderança do príncipe Carlos de Hohenzollern-Sigmaringen. Já no ano de 1877 foi declarada a independência da Romênia do Império Otomano.

Logo após a Guerra, a Romênia também adquiriu o território de Dobruja e cedeu a região de Bessarábia para Rússia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Romênia entrou para o lado da Entente e, ao final do período, passou ao que ficou conhecido como Romênia Maior.

A Romênia Maior

Na chamada Romênia Maior, um dos fatos mais significativos ocorreu em 1938, quando o rei Carlos II implantou uma ditadura real, que teve um período curto de duração.

Também ocorreu a Guerra de Ferro, evento que explorava o medo do comunismo e de dominações estrangeiras.

A Romênia Comunista

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Romênia passou a ser um país comunista. A partir da década de 1960, o governo passou a ter mais independência em relação à União Soviética.

Durante a maior parte desse período, o presidente da Romênia foi Nicolae Ceausescu, do Partido Comunista Romeno. Ele ficou no poder de 1974 a 1989, quando houve a queda do regime comunista romeno.

A Romênia atual

Com a queda do regime comunista, a Romênia realizou eleições presidenciais e parlamentares em 1990. Em 1992, uma nova constituição foi implementada e, desde então, se segue esse tipo de política no país.

castelo na Romênia

Cultura da Romênia

A cultura da Romênia é repleta de lendas e histórias de mistérios. Isso pode ser observado, por exemplo, na região da Transilvânia, que é popular por ser cenário de histórias de vampiros, tema comumente abordado na indústria cultural do país.

As construções locais também atraem turistas de todo o mundo, que têm o interesse de conhecer o Castelo de Bran, onde viveu o Conde Drácula, na obra literária de Bram Stocker.

Língua romena

O romeno é o idioma oficial da Romênia. Além disso, também há falantes do idioma em países como Itália, Espanha, Israel, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França.

O idioma tem influências da antiga língua dácia, do alemão, do grego, do húngaro e do turco.

Bandeira da Romênia

A bandeira da Romênia é tricolor, com três listras verticais. As cores são azul, amarelo e verde, tendo o seguinte significado:

  • azul: liberdade;
  • amarelo: justiça; e
  • vermelho: fraternidade.

Curiosidade sobre a Romênia

Veja, a seguir, algumas curiosidades sobre a Romênia:

  • a capital da Romênia é Bucareste;
  • o IDH da Romênia é 0,79;
  • os romenos são frequentemente vítimas de xenofobia em outros países da Europa;
  • a moeda utilizada na Romênia é o Leu Romeno, que atualmente equivale a R$ 0,88;
  • na Romênia, as pessoas têm o hábito de seguir o calendário ortodoxo;
  • no café da manhã romeno, são comuns o pão e muitos embutidos;
  • as mulheres romenas são reconhecidas pela sua força e têm muito respeito nas famílias;
  • na época do comunismo, as pessoas eram orientadas à seguir um padrão na formação das famílias. Por isso, é bastante comum encontrarmos grupos familiares com 5 irmãos;
  • no costume romeno, apenas um filho de cada família pode se casar por ano, para não atrair má sorte. A escolha é feita de acordo com o tempo de namoro.

Agora você já sabe mais sobre a Romênia, a sua história, cultura e principais costumes. Esperamos que esse conteúdo seja útil para que você vá bem no vestibular, caso seja cobrada alguma questão sobre o país.

Continue estudando e se preparando para o vestibular. Acesse a página de matérias do Stoodi e veja tudo que a plataforma tem a oferecer para ajudá-lo a conquistar bons resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *