Tubarão-baleia: descubra esse animal!

 

Assustador por seu tamanho e coloração, o tubarão-baleia é uma das maiores espécies marítimas do mundo. No entanto, ele é praticamente inofensivo, alimentando-se somente de plânctons e pequenos peixes, além de trabalhar como filtrador no fundo do oceano.

Conheça mais suas principais características e modo de vida e fique com a matéria de Biologia na ponta da língua!

Características do tubarão-baleia

Como o próprio nome aponta, o tubarão-baleia apresenta características físicas semelhantes às da baleia, alcançando até 12 metros de comprimento e pesando cerca de 12,5 toneladas.

Reprodução

É possível encontrar diversas fotos de tubarão-baleia em que eles estão em bando. Isso acontece porque suas relações são poligâmicas, para gerar mais filhotes ao longo do período fértil. Ainda, os ovos são chocados dentro da fêmea, que dá à luz somente dias depois da eclosão.

Alimentação

Vale lembrar que os tubarões-baleia se alimentam de plânctons e pequenos organismos, nadando de boca aberta para filtrar a água e prender as presas pelo bombeamento das brânquias.

Habitat do tubarão-baleia

Essa espécie tem preferência por águas quentes e, por isso, habita as costas do México, Austrália e Filipinas. Ainda, pode ser encontrada tanto no raso quanto no fundo do oceano.

Curiosidades

É comum observar longas migrações do tubarão-baleia durante a primavera, já que tendem a deslocar-se para a Austrália para reprodução e alimentação. Ainda, por não apresentarem riscos aos humanos, é possível fazer uma aproximação amigável e ocasional.

O tubarão-baleia pode fazer parte de diversas questões no vestibular, já que é uma espécie diferenciada do reino animal. Por isso, mantenha-se atualizado e não deixe de estudar as principais classes desse reino.

E então, gostou do nosso minipost? Aproveite para realizar alguns exercícios de Biologia para fixar o conteúdo e mandar bem nas grandes provas!