Elefante: características e curiosidades!

 

Os elefantes estão em perigo de extinção. Atualmente, existem somente três espécies no mundo, sendo que todas elas sofrem diariamente com caça e exploração, colocando em risco o surgimento de espécimes que podem colaborar com o equilíbrio da natureza.

Quer conhecer mais sobre um dos maiores animais do mundo e, ainda, ficar cada vez mais fera em Biologia para a prova do Enem? Então, continue lendo nosso minipost!

Características do elefante

Impressionante pelo seu tamanho, o elefante não se alimenta de carne — por incrível que pareça. Na verdade, sua dieta é herbívora, baseada em ervas, gramíneas, folhas e frutas, sendo que ele consome entre 70 e 150 quilos por dia.

Via de regra, esses animais vivem em manadas de elefantes, sobrevivendo com saúde até os 60 anos.

Patas

Por serem muito pesados, as patas são elementos fundamentais para os elefantes. Independentemente da espécie, os pés são praticamente redondos, apresentando uma pequena camada gelatinosa atrás dos ossos, para amortecer ao impacto da caminhada.

Pele

A pele do elefante apresenta diversas variedades, já que é um animal grande. Por quase toda a extensão do corpo, sua derme é espessa, medindo até 2,5 centímetros. No entanto, perto da boca e dentro das orelhas a espessura cai drasticamente, para facilitar a identificação de gostos e sons.

Elefantes em extinção

No início deste texto, comentamos que o elefante é um animal em perigo de extinção. Isso acontece em função das caças ilegais e utilização indevida do seu habitat natural. Dessa maneira, as espécies são obrigadas a migrar, não encontrando uma região favorável para sobrevivência.

Curiosidades sobre os elefantes

Você sabia que os elefantes são muito inteligentes? Conhecidos por sua memória impecável, esses mamíferos enormes apresentam um excelente desenvolvimento cerebral, garantindo alta capacidade de aprendizado.

Qual é o maior elefante no mundo?

Mas, afinal, qual é o maior elefante existente no mundo? A maior espécie atual é o elefante africano, que apresenta entre 10 e 11 metros de altura, aproximadamente.

Estudar sobre os elefantes e as espécies em extinção é um passo fundamental para garantir excelentes resultados no vestibular. Então, que tal revisar o conteúdo e mandar bem nas provas? Aproveite para realizar nossos exercícios de Biologia e garantir a sua vaga na graduação!