Aluna do Stoodi é aprovada em filosofia na USP pelo Sisu

Veja a história de Camila Araújo: aprovada em filosofia na USP. Confira suas dicas de estudo, os desafios e muito mais!

Aluna do Stoodi é aprovada em filosofia na USP pelo Sisu

Crédito: Francisco Emolo/Jornal da USP

 

Confira a história de Camila Araújo, paulista de 25 anos aprovada em filosofia na Universidade de São Paulo.

Camila nos contou que em 2012 foi aprovada em uma universidade pelo Sisu, mas por ser muito distante de sua casa, não teve condições para cursar. Com isso, nos anos posteriores ela trabalhou para ajudar com as despesas da família.

Em 2017, decidiu tentar novamente entrar na universidade, pois era seu maior sonho. Ela se inscreveu no Enem e no vestibular da Fuvest e durante o ano estudava sozinha com materiais grátis da internet, mas não conseguiu atingir nota suficiente para ser aprovada.

Desta forma, em 2018 resolveu tentar novamente e começar a se preparar mais cedo para o tão esperado vestibular da Fuvest.

Rotina de estudos

Camila começou a utilizar o Stoodi e configurou seu plano de estudos, que a auxiliou e orientou sua rotina de estudos. Ela tinha também um calendário de disciplinas com os tópicos que precisava estudar semanalmente e tentava cumprir o calendário dedicando mais tempo para as matérias com maior dificuldade.

Nos finais de semana focava nas disciplinas que tinha mais facilidade como artes, inglês, atualidades e também realizava exercícios de outras áreas.  

A forma que Camila encontrou para estudar era realizando anotações das aulas, usando os resumos do Stoodi, produzindo mapas mentais para fixar o conhecimento e resumir a matéria com suas próprias palavras, além de fazer diversos exercícios.  

¨Acredito que o método que você aprende mais é aquele com o qual se sente mais confortável¨.

Ela estudava cerca de 10 horas por dia, todos os dias da semana, durante 11 meses.

Desafios

Camila nos contou que um teve alguns desafios e dificuldades durante o caminho para a aprovação.

¨Tive algumas dificuldades como: manter a motivação, não fugir da rotina de estudos, seguir o plano de estudos e trocar as séries pelos livros¨.

Apesar de algumas dificuldades, teve bastante apoio de sua família e com sua dedicação diária e o foco em seu objetivo se sentia preparada para ir bem o suficiente.

Resultados

Camila colocou no Sisu o curso de filosofia como sua primeira opção e Ciências Sociais alternando com Letras como segunda opção, sendo os três cursos na USP.

Nos três primeiros dias ficou em 4º lugar em filosofia, de um total de 14 vagas, e em Ciências Sociais ficou em 11º de um total de 17 vagas. Já no último dia de inscrição estava em 15º lugar em Filosofia e trocou a segunda opção para Letras.

¨No dia do resultado mal dormi e acordei cedo naquela ansiedade. Quando o resultado finalmente saiu, tcharannn aprovada! Na primeira opção! Na chamada regular! Na USP!¨

filosofia usp sisu

Dicas

Algumas dicas que a Camila compartilhou conosco e que podem te ajudar foram: resolver muitos exercícios das edições anteriores do Enem e fazer muitos simulados.

Ela também investiu na produção de mapas mentais e resumos e sempre procurava saber curiosidades a respeito de determinados temas para despertar maior interesse, assim sentia que ficava mais simples prestar atenção nas aulas.

¨Sempre que estava um pouco desmotivada e perdia o foco, parava um pouco, respirava, fazia alguma coisa que gosto muito, conversava comigo mesma sobre o porquê estava fazendo aquilo e voltava aos estudos motivada¨.

Sabemos que o período de estudos é longo e cansativo, mas Camila percebe que não é por isso que tem que ser algo ruim. Ou seja, temos que tirar proveito de nossos esforços pois no final vale a pena!

Por fim, ela aconselha: ¨sempre que estiverem cansados, descansem. Se estiver com sono, durma um pouco e quando acordar tente de novo. Não forcem a barra, não se sobrecarregue, não se sintam-se pressionados. Pare, respire e decida se quer tentar de novo. Acredite em você. Faça por você.¨

Gostou do depoimento da Camila? Que garantir sua aprovação? Então cadastre-se no Stoodi gratuitamente e confira todos os recursos que a plataforma oferece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *