Lontra: características, habitat e mais!

As lontras são mundialmente conhecidas por seu carisma e inteligência. Capazes de encantar os amantes da natureza, elas habitam diversas regiões brasileiras. A seguir, você pode aprender mais sobre suas características, aprofundando seus conhecimentos em Biologia e Geografia!

Características das lontras

As lontras, pertencentes à família Mustelídeos, são semiaquáticas e carnívoras, apresentando um corpo hidrodinâmico — com pernas curtas, cauda longa e cabeça pequena — para facilitar sua locomoção na água, embora desenvolva alguns hábitos terrestres.

Normalmente, a lontra vive sozinha durante todo o ano, exceto nos períodos de reprodução, quando procura seu parceiro, e podem manter relações até a amamentação do filhote de lontra.

Alimentação

Via de regra, as lontras preferem consumir alimentos aquáticos, como os peixes e crustáceos. No entanto, podem incluir na sua dieta outros animais como vertebrados e invertebrados terrestres.

lontras características

Habitat das lontras

É importante ter em mente que elas habitam locais semiabertos, como florestas e matas ciliares, lagos, rios e ambientes litorâneos, sendo necessária a presença de água limpa para o bom desenvolvimento da espécie.

No Brasil, é possível encontrá-las no Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos.

Lontras: riscos de extinção

Nos últimos anos, a lontra marinha foi classificada como vulnerável, isto é, quase em extinção, em função do desmatamento e poluição das águas. Ainda, são altamente procuradas para alimentação e pelagem, diminuindo ainda mais as espécies naturais.

Curiosidades

Você sabia que existe lontra doméstica? Em alguns lugares do mundo, é possível solicitar um documento para legalizar a domesticação de animais selvagens. Assim, muitas famílias adotaram esses animais como animais de estimação, vivendo em piscinas e tanques limpos. Own! Que lontras fofas!

Ariranha e lontra

Por fim, as lontras são facilmente confundidas com as ariranhas, embora existam diferenças marcantes entre as duas espécies. De maneira geral, a ariranha vive na água doce e é característica da América do Sul, além de ter o dobro do tamanho da lontra.

Conhecer as características e hábitos das lontras é uma etapa importante do estudo de Biologia. Afinal, esse animal está em risco de extinção e pode aparecer nos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Aproveite e confira as videoaulas que nós temos disponíveis sobre biologia animal para garantir um bom resultado nas provas!