Coelho: características, habitat e mais!

 

Você já viu algum coelho? Conhecido como um dos animais mais fofos do mundo, eles podem viver tanto na natureza quanto dentro de casa, tornando-se um coelho de estimação. Confira as principais informações sobre esse mamífero!

Características dos coelhos

Os coelhos são facilmente identificáveis, apresentando cores variáveis como branco, cinza, preto e marrom. Vale lembrar que, na natureza, seu peso pode alternar entre 1,5 e 2,5 quilos, dependendo da sua alimentação.

Reprodução

Muito conhecido pela sua fertilidade, o coelho tem uma reprodução eficiente, durando o ano inteiro. Todavia, a frequência reprodutiva aumenta no primeiro semestre, período em que nascem mais filhotes.

Orelha de coelho

Uma das marcas do coelho são suas orelhas. Grandes e espaçosas, podem medir até sete centímetros, permitindo uma boa audição, o que facilita a identificação de ameaças.

Habitat dos coelhos

Embora existam diversas espécies que podem ser domesticados — como o mini coelho —, não é incomum encontrá-los na natureza, principalmente em áreas secas e próximas ao nível do mar, como os bosques.

Lebre e coelho

Ainda há diversas dúvidas em relação à diferença entre lebre e coelho, já que são animais parecidos. Para reconhecer a espécie correta, basta analisar sua velocidade e movimentação: o coelho é lento e busca se esconder em situações de perigo, já a lebre é rápida e procura fugir quando se sente ameaçada.

Curiosidades

Existem tantos coelhos fofos, amáveis e carinhosos, necessitando de tanta atenção quanto cachorros e gatos. E mais, podem ronronar quando se sentem confortáveis e amados.

Patinhas de coelho

Ainda, é comum encontrar sociedades que cultuam as patinhas de coelho como símbolo de sorte, fertilidade e prosperidade, já que apresentam uma reprodução eficiente.

Você percebe como conhecer sobre a vida dos coelhos é importante para aprofundar-se nos conhecimentos de biologia animal? Aproveite para potencializar os estudos e confira os exercícios que nós temos disponíveis para você!