Hipopótamo: características e muito mais!

 

Você já parou para pensar quanto pesa um hipopótamo? Esses animais, pertencentes à ordem dos Artiodáctilos, representam um grande risco para a saúde dos humanos, pois são seres selvagens que atacam quando se sentem ameaçados.

Ficou curioso? Então, continue lendo nosso texto para conferir mais informações!

Características dos hipopótamos

Caracterizados por hábitos semiaquáticos, os hipopótamos vivem em regiões com rios e lagoas profundas, principalmente ambientes que apresentam pastagens por perto. Por isso, podem ser facilmente encontrados nos países africanos e na Palestina.

Com pernas curtas e focinho grande, o hipopótamo é facilmente reconhecido na natureza. Ainda, ele tem orelhas pequenas e arredondadas, que favorecem a sua audição e percepção do ambiente.

Origem dos hipopótamos

Vale lembrar que os hipopótamos surgiram na África, sendo um dos principais habitats até hoje. No entanto, existem diversas atividades de caça para criação de mercadorias e, por isso, eles fazem parte da lista dos herbívoros em extinção.

Reprodução

Os hipopótamos vivem em bando, facilitando o ciclo reprodutivo. Via de regra, uma fêmea é capaz de dar luz a um hipopótamo filhote de dois em dois anos, já que cada gestação dura cerca de 240 dias.

Hipopótamo: alimentação

Classificados como herbívoros, os hipopótamos se alimentam da vegetação presente nos entornos dos lagos e rios. E mais, eles são bastante seletivos em relação à sua dieta, dando preferência para a alimentação matinal.

Comportamento dos hipopótamos

Não é difícil encontrar grupos de hipopótamos vivendo em uma região isolada. Isso acontece porque eles tendem a conviver em bandos de até 50 indivíduos, normalmente liderados por um macho.

Curiosidades

Voltando à questão do início do texto: qual o peso do hipopótamo? Nos lugares com abundância de alimentos, ele fica entre três e quatro toneladas, sendo que os machos são mais pesados do que as fêmeas.

E mais: eles aguentam até cinco minutos embaixo d’água, procurando a terra somente para alimentação e descanso noturno.

Conhecer o ciclo de vida dos hipopótamos é importante para manter-se atualizado no ecossistema mundial. Afinal, são temas que podem ser cobrados nos vestibulares, não é mesmo?

Para aprofundar os seus conhecimentos, aproveite e assista às videoaulas de Biologia que nós temos disponíveis e faça os exercícios!