Aranha-caranguejeira: tem veneno?

 

Segundo o senso comum, sonhar com aranha-caranguejeira é sinal de enfrentar obstáculos. Será a prova do Enem que está chegando? De qualquer forma, é melhor se preparar e ficar atento aos conteúdos, inclusive de Biologia!

Assustadoramente grande, esse aracnídeo habita lugares escuros, úmidos e escondidos, carregando um veneno doloroso e pelos urticantes para proteção contra ameaças. Conheça mais sobre esse animal!

Características das caranguejeiras

Como dito, as aranhas-caranguejeiras possuem pelos urticantes na região do abdômen, que se desprendem do corpo e penetram na pele da presa, sendo utilizados tanto para a capturar pequenos animais para alimentação quanto para defesa ativa contra ameaças.

Ciclo de vida

É possível encontrar caranguejeiras no solo, já que elas fazem pequenos buracos na terra, em troncos caídos e em bromélias baixas. Ainda, elas têm hábitos noturnos, sendo que os machos procuram as fêmeas durante a noite para a reprodução.

Cativeiro

Em muitos países, a população adota as caranguejeiras como pets, deixando-a em aquários (sem água) durante todo seu ciclo de vida. Assim, elas vivem dentro de casa e apartamentos com o intuito de trazer a vida selvagem para dentro das grandes cidades.

Isso acaba movimentando o ecossistema e trazendo algumas consequências para o equilíbrio da natureza, aumentando o número de predadores naturais da aranha.

Alimentação

A dieta das caranguejeiras consiste em pequenos insetos, tanto invertebrados quanto vertebrados. Além disso, elas podem ficar vários dias sem se alimentar, pois garantem uma reserva nutritiva a cada ingestão.

Aranha-caranguejeira tem veneno?

Mas, afinal, a picada de aranha-caranguejeira tem veneno? Sim, mas não precisa se assustar! O veneno não é forte e não apresenta risco de vida para os humanos, embora a picada seja dolorosa.

Curiosidades

aranha-caranguejeira é grande, sendo que atinge até 26 centímetros. E mais, existe uma espécie que é conhecida como aranha-caranguejeira gigante — mede mais de 30 centímetros! — e pode ser encontrada na Amazônia.

As aranhas-caranguejeiras são animais peçonhentos e podem apresentar diversos incômodos para os humanos, habitando regiões próximas de casas e parques. Por isso, podem aparecer nos grandes vestibulares, sobretudo de forma contextualizada.

Para garantir um bom desempenho nas provas, que tal assistir às videoaulas de Biologia? Acesse o Blog do Stoodi e bons estudos!