Por muito tempo, a humanidade adotou modelos de desenvolvimento que priorizavam o progresso a todo custo, deixando de lado os impactos causados no meio ambiente. Ou seja, era uma matriz de desenvolvimento não sustentável, que utilizava fontes energéticas esgotáveis (principalmente petróleo e carvão mineral) e capazes de gerar sérias consequências para o clima, como, a chuva ácida.

Inicialmente, é importante que você saiba que demorou anos para a sociedade começar, de fato, a ter noção dos reais impactos ambientais devido à intensificação da poluição. Isto é, muitos fenômenos já estavam ocorrendo por todo o mundo, mas foram descobertos/estudados tardiamente, o que agravou ainda mais a situação.

A chuva ácida se encaixa perfeitamente nesse contexto, uma vez que ela só começou a ser investigada muito depois de seu surgimento. Dessa forma, leia e confira como é formada a chuva ácida, seus efeitos na natureza e como esse tema pode ser abordado no vestibular. Vamos lá?

O que classifica uma solução como ácida?

Inicialmente, é preciso compreender o que caracteriza uma substância química como sendo ácida, para depois então buscar entender o que é chuva ácida. Ácidos são aqueles compostos que em solução aquosa se ionizam e liberam o elemento H+ como único cátion.

Vale ressaltar também que uma das principais características de uma solução ácida é o seu pH menor do que 7, ou seja, todo ácido obrigatoriamente tem o valor de pH menor do que 7.

O que é chuva ácida?

Considerada como um dos principais problemas ambientais nos países industrializados, a chuva ácida é a combinação dos poluentes despejados na atmosfera diariamente com a água precipitada das nuvens. Ou seja, ela somente ocorre em cenários onde há grande concentração de poluentes químicos (essencialmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) em regiões onde já existe a tendência natural de chover.

Como ocorre a chuva ácida?

Mas afinal, como se forma a chuva ácida? Após a queima de combustível fóssil (gasolina, óleo diesel, gás natural etc.), há a liberação de óxidos ácidos (sendo os mais comuns o óxido de enxofre e o óxido de nitrogênio) na atmosfera. Quando essa combustão é realizada em larga escala, os óxidos ácidos começam a formar nuvens e neblinas de poluição, propícias a reagir quimicamente com a água da chuva que as atravessa.

A reação química água da chuva + óxidos ácidos resulta em soluções diluídas de ácidos, como o ácido sulfúrico H2SO4 e o ácido nítrico HNO3. Sendo assim, a água que atinge o solo passa primeiramente por uma reação química (ao atravessar as nuvens de poluição) e dá origem a uma outra solução, que é justamente caracterizada pelo seu teor ácido, explicando assim como ocorre a chuva ácida.

Causas da chuva ácida

Sabendo que a chuva ácida se forma através dos óxidos ácidos presentes na queima de combustíveis fósseis, podemos dizer que sua principal causa, é a ação do ser humano. Quando queimamos combustíveis nos nossos carros, ou indústrias, estamos contribuindo fortemente para esse fenômeno. Algumas causas naturais, como erupção de vulcões, também tem esse efeito, mas em muito menor escala.

Consequências da chuva ácida

Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:

Como reduzir a chuva ácida?

A principal medida para a redução da chuva ácida é a diminuição do despejo de CO2 e óxidos ácidos na atmosfera. Para alcançar isso, é preciso frear a utilização em larga escala de combustíveis fósseis, buscando assim alternativas energéticas sustentáveis e modelos de desenvolvimento baseados numa metodologia ecologicamente correta.

árvores chuva ácida

Como esse tema pode cair no vestibular?

Por ser tão relevante e ainda envolver conceitos de Química e Biologia, o tema chuva ácida é constantemente cobrado nos vestibulares, veja os exemplos:

1) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.

Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são:

a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.

b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.

c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.

d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.

e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

Resposta

Alternativa correta letra “e”, pois ácido sulfuroso – H2SO3; ácido sulfídrico – H2S; ácido sulfúrico – H2SO4; ácido nítrico – HNO3.

2) A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por:

a) CaCO3(s) + H2O(l)→ CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l)

b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + CO2(g)

e) CaCO3(s) + H2SO4(aq)→ Ca2SO4(s) + H2O(l)

Resposta

Alternativa correta letra “c”, já que a reação com o ácido sulfúrico obrigatoriamente resulta em água + dióxido de carbono.

Após estudar as consequências na natureza, bem como os outros prejuízos para a humanidade, é fácil perceber o quão relevante o assunto chuva ácida é para a sociedade. Neste contexto, é importante destacar também que é um tema cobrado em muitos vestibulares, isto é, se você quer ser aprovado na universidade, precisa compreender detalhadamente todas as etapas acerca desse tipo de poluição, certo?

Quer estudar mais e contar com uma ótima preparação para conquistar a sua vaga na universidade? Então, acompanhe as dicas do Blog do Stoodi, acesse as nossas videoaulas e teste seu conhecimento com os exercícios disponíveis na plataforma!

0 Shares:
Você pode gostar também