O que é holístico?

 

Você já escutou a expressão visão holística ou conhece alguém que participou de alguma atividade holística? Provavelmente sim, pois o termo vem sendo muito utilizado para denominar circunstâncias que consideram diferentes interpretações ou atividades que se estendem a diversos campos do conhecimento.

Acompanhe nosso post para entender o significado de holístico.

Holístico: significado

Holístico (ou holista) é um adjetivo atribuído a quem procura entender os fenômenos e acontecimentos de uma forma global. É um termo que pode ser aplicado em várias vertentes do conhecimento, como na medicina, na psicologia, na ecologia e na educação.

Visão holística

Ter uma visão holística significa acatar todas as possibilidades de um fato. Na medicina, significa considerar todas as formas de tratamento para buscar a cura. No meio empresarial, a visão holística compreende uma abordagem global e abrangente sobre as estratégias e áreas de atuação da corporação.

Holístico: sinônimo

Conheça alguns sinônimos do termo holístico e exemplos de uso:

  • abrangente (a opinião de alguém abrange todas as possibilidades);
  • global (a empresa tem uma visão global de suas áreas de atuação);
  • integral (esse colégio prioriza a educação integral dos alunos);
  • total (tenho total conhecimento sobre os detalhes do projeto).

Terapia holística

Agora que você compreendeu o significado do termo holístico, fica simples entender o que é uma terapia holística. Os centros de terapias alternativas ou mesmo os chamados spas holísticos promovem diversas ações terapêuticas distintas das adotadas pela medicina tradicional.

Os tratamentos incluem desde mudanças alimentares e atividades relaxantes até práticas como acupuntura, shiatsu, massagem bioenergética e reiki, entre outras. A ideia é tratar o ser humano de forma integral (ou holística), resolvendo desequilíbrios emocionais e energéticos que possam estar interferindo na saúde.

Vários pensadores também adotaram posturas holísticas em suas obras. Confira nossas videoaulas de filosofia e descubra como esse tema pode ser abordado no Enem e nos vestibulares!