Proteínas: o que é, função e fontes de proteína!

Você sabe tudo sobre as proteínas? Veja como são classificadas, as principais funções, os alimentos proteicos e muito mais!

Proteínas: o que é, função e fontes de proteína!

Essencial para a vida humana, as proteínas têm um papel vital para a manutenção do nosso metabolismo (conjunto de reações químicas). Presentes na natureza a partir de diversas configurações moleculares, esse tema engloba conceitos tanto de Química quanto de Biologia, ou seja, é muito importante estudá-lo para quem deseja passar no vestibular.

De origem animal, vegetal e inclusive sintética, as proteínas compõem o cardápio diário de milhões de pessoas. Mas você já sabe o que são proteínas? Quais as suas funções e como esse assunto pode ser cobrado no vestibular? Então continue a leitura e confira.

O que é proteína?

Proteína é um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si (ligações denominadas de peptídicas). Em outras palavras, as proteínas são compostas por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

É preciso destacar que existem apenas 20 tipos de aminoácidos, os quais se ligam de forma variada para originarem diferentes proteínas. Uma rede longa de aminoácidos é chamada de polipeptídio, sendo que toda proteína é constituída de uma ou mais cadeias desse tipo.

Função das proteínas

Não há sequer um processo biológico do qual as proteínas não participem, isto porque, além de estarem envolvidas de forma ativa no conjunto de reações químicas, muitas células são compostas por proteínas.

Sendo assim, são funções das proteínas:

  • assumir o papel de enzimas, influenciando diretamente a aceleração de uma reação química;
  • movimentar músculos (realizado pela miosina e actina);
  • composição hormonal;
  • composição de anticorpos;
  • coagulação sanguínea;
  • transporte de oxigênio (feito pela hemoglobina).

Estrutura das proteínas

Uma cadeia de aminoácidos pode ser classificada quanto à sua disposição espacial, isto é, analisando a sua estrutura de acordo com o dobramento e enrolamento de sua rede proteica. Desse modo, a estrutura de uma proteína pode ser dividida em primária, secundária, terciária e quaternária.

Estrutura primária

A cadeia principal de uma proteína, que ilustra a sequência linear dos aminoácidos, é denominada de estrutura primária. Cabe destacar que uma mesma proteína pode apresentar estruturas secundárias, terciárias e quaternárias.

Estrutura secundária

Já a estrutura secundária equivale ao primeiro nível de enrolamento helicoidal, sendo reconhecida pelos padrões repetitivos e regulares.

Estrutura terciária

Na estrutura terciária, a proteína é caracterizada pelo formato tridimensional específico, correspondendo ao dobramento (sobre ela mesmo) da cadeia polipeptídica.

Estrutura quaternária

A estrutura quaternária equivale a duas ou mais cadeias polipeptídicas (não importando se são idênticas ou não) agrupadas.

proteina

Síntese proteica

Um processo que envolve o RNA, enzimas, ribossomos e aminoácidos, a síntese proteica nada mais é do que um procedimento capaz de realizar a produção de outras proteínas, todas elas estabelecidas pelo DNA. Esse processo ocorre no citoplasma, e é dividido em duas etapas, transcrição e tradução.

Tipos de proteínas

Podemos classificar as proteínas em relação à sua origem, separando-as em 3 grupos: proteína animal; proteína vegetal e sintética.

Origem animal

Como o próprio nome sugere, é a proteína encontrada na carne de animais, as quais fornecem praticamente todos os aminoácidos essenciais. Vale destacar que, por ser quase completa, esse tipo de proteína viabiliza o ótimo funcionamento do organismo humano.

Origem vegetal

Encontrada nos vegetais, essa proteína tem menor valor nutricional, uma vez que conta com menos aminoácidos essenciais em sua composição.

Sintética

A proteína sintética é obtida por meio de manipulações laboratoriais, ou seja, possui diversas variações nutricionais. Ela é muito utilizada por pessoas que querem fazer uma reposição alimentar, buscando assim outras fontes de proteínas além das de origem animal e vegetal.

Alimentos com proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são facilmente encontrados na rotina alimentar do brasileiro.

Alimentos que contém proteínas animais

  • carne vermelha;
  • peixes;
  • ovos;
  • leite;
  • queijo;
  • iogurte.

Alimentos ricos em proteína vegetal

  • feijão;
  • ervilha;
  • soja;
  • lentilha;
  • nozes;
  • grão-de-bico.

Alimentos com proteína sintética

  • suplemento alimentar (popularmente conhecido como Whey Protein).

Como esse assunto pode ser cobrado no vestibular?

Presente praticamente em todas as provas de vestibular de Biologia e Química, esse tema pode aparecer da seguinte forma:

1) Leia o texto a seguir, escrito por Jacob Berzelius, em 1828:

“Existem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos.”

A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o “poder catalítico” mencionado no texto deve-se

a) aos ácidos nucleicos.

b) aos carboidratos.

c) aos lipídios.

d) às proteínas.

e) às vitaminas.

1)Solução

Alternativa correta letra “d”, uma vez que, como citado neste post, uma das funções da proteína é a de acelerar (catalisar) uma reação química.

2) Além de serem as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, as proteínas desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas no metabolismo celular. Com relação a essas substâncias, é correto afirmar que:

a) são todas constituídas por sequências monoméricas de aminoácidos e monossacarídeos.

b) além de função estrutural, são também as mais importantes moléculas de reserva energética e de defesa.

c) são formadas pela união de nucleotídeos por meio dos grupamentos amina e hidroxila.

d) cada indivíduo produz as suas proteínas, que são codificadas de acordo com o material genético.

e) a sua estrutura é determinada pela forma, mas não interfere na função ou especificidade.

2)Solução

Alternativa correta letra “d”, pois cada indivíduo produz a sua própria proteína por meio do processo chamado de tradução.

Portanto, após entender o que são proteínas e analisar todas as suas funcionalidades, é fácil perceber o quão importante ela é para a vida humana. Veja também a importância do colágeno, também considerada uma proteína essencial para nosso organismo e para o sistema epitelial. 

Qual a importância de acertar as questões sobre proteína?

Bem, até aqui você já entendeu:

  • O que é proteína;
  • Quais suas possíveis estruturas;
  • Quais suas origens;
  • Alimentos que a possuem;
  • Além de dicas sobre de que forma esse assunto pode ser abordado no vestibular.

Mas, você sabe a importância de acertar corretamente as questões sobre proteína? Obviamente, acertar questões em um vestibular é o princípio básico para ser aprovado, porém, muitos vestibulandos focam mais em determinados assuntos do que outros.

Quem se dá bem em humanas, costuma pular uma questão de exatas em que está muito travado, chutando a questão “do jeito que dá”. O inverso também é verdadeiro, quando o vestibulando não é muito fã de humanas.

Porém, é de suma importância que você foque em questões mais “fáceis”. Na grande maioria das vezes, questões relacionadas a Biologia e Química não possuem pegadinhas, dessa forma, é uma grande chance de você aumentar ainda mais sua nota final.

Na prova do ENEM, por exemplo, de todas as 180 questões (duas provas de 90), 45 dessas estão dentro de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde são abordadas questões sobre Biologia, Química e Física.

Em uma conta rápida, considere que pelo menos 30 dessas 45 abordam Biologia e Química, correspondendo a pelo menos 17% de toda a prova (180 questões). Portanto, estude sobre proteína!

Última recomendação: estude além dos livros de Biologia!

Nossa última recomendação é que você estude além dos livros de Biologia e também de Química, ou seja, diversifique seu material de estudo.

Lembra-se de quando mencionamos que uma das maneiras de encontrar proteína é de forma sintética? Bem, existem muitos estudos sobre o auxílio de suplementos vitamínicos baseados em proteína no crescimento de massa muscular.

O mundo da musculação, por exemplo, é um ótimo caminho “fora da curva” onde se pode aprender mais sobre alimentos com proteína e suas ações em nosso organismo.

Prepare-se para o vestibular: faça o melhor cursinho do país!

Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o vestibular e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Fale com um de nossos especialistas, ou cadastre-se e comece a estudar para a prova do vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Veja também: 

Estudando Biologia: a célula

Cólera: o que é, sintomas e mais!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *