Cálculo de raiz quadrada

 

O cálculo da raiz quadrada, muitas vezes, pode ser uma dificuldade para os vestibulandos. Isso porque é um procedimento que precisa de atenção para ser realizado perfeitamente. Pensando em ajudá-lo, desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre como calcular a raiz quadrada. Confira!

Como calcular raiz quadrada?

Encontrar a raiz quadrada em um sistema de equações nada mais é do que identificar o número que, quando elevado ao quadrado, demonstra o valor desejado.

Existem duas formas de calcular a raiz quadrada, por fatoração ou tentativa e erro. Confira!

Tentativa e erro

A técnica da tentativa e erro consiste em determinar uma raiz como referência e multiplicar valores próximos até chegar no resultado da raiz desejada, sobretudo em raízes com valores pequenos e redondos. Ficou confuso? Nós explicamos no exemplo abaixo.

Considerando que a nossa raiz desejada é 196, a mais próxima que nós conhecemos é 100, certo? Afinal, ela é uma raiz exata de valor 10. Então, para encontrar a raiz de 196 precisamos multiplicar os valores acima de 10 até chegar no resultado.

Assim, saberemos depois de algumas multiplicações que a raiz de 196 é 14, já que ele ao quadrado resulta no valor desejado.

Fatoração

Já no método de fatoração é preciso decompor o valor da raiz em números primos, isto é, dividir o valor desejado por números primos até alcançar o quociente um. Em seguida, basta agrupar os números primos de acordo com o índice da raiz e multiplicá-los dentro do radical.

Como o índice é o mesmo do radical, eles são eliminados e o resultado é o produto da multiplicação dos números primos que você encontrou.

Raiz quadrada não exata

Vale lembrar, ainda, que existe a raiz quadrada não exata, quando o quadrado do valor desejado não é perfeito. Assim, o resultado da raiz apresenta números decimais. Isso quer dizer que, para encontrar o valor, é necessário estimar entre quais quadrados perfeitos ele se encontra.

Compreender as raízes quadradas e saber resolvê-las é um passo essencial para ter excelentes resultados no vestibular e Enem e garantir a sua vaga na graduação. Lembre-se de revisar o seu conteúdo com nossos materiais ricos para fixar o conteúdo!