Como resolver frações?

 

Você já viu ou resolveu uma fração? Elas quase sempre aparecem nos vestibulares e tem a fama de trazer dificuldades para os vestibulandos. Se você ainda não sabe como resolver frações, fique tranquilo! Separamos as principais informações para você desenvolver essa habilidade e ter excelentes resultados nas provas. Boa leitura!

Como resolver uma fração?

A fração tem a função de dividir um elemento por meio de dois números inteiros, ou seja, a razão entre o numerador e o denominador.

Elas podem aparecer em diversas questões dos exames e resolvê-las é parte fundamental para ter um excelente resultado. No entanto, existem diferentes formas de resolução para cada tipo de operação, como multiplicação, soma, divisão e subtração.

Operação com frações

Normalmente, os vestibulares trazem questões de operações com frações. Por isso, é importante ficar atento aos métodos de resolução mais efetivos para garantir um resultado cada vez melhor. Confira as principais operações abaixo!

Multiplicação

Nesse caso, basta multiplicar o numerador pelo numerador e, em seguida, o denominador pelo denominador. Lembre-se de que o resultado sempre será em forma de fração, ok?

Divisão

Para dividir frações, basta repetir a primeira e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Assim, se a sua operação era 9/13 ÷ por 10/27, o resultado da divisão será o produto da multiplicação 9/13 vezes 27/10.

Tipos de frações

Vale lembrar que existem diversos tipos de fração e, por isso, é importante ficar atento durante as provas para evitar imprevistos. A seguir, você pode conferir os mais cobrados no vestibular.

Frações equivalentes

As frações equivalentes, como próprio nome aponta, indicam a mesma quantidade. Para encontrá-la, é preciso multiplicar o numerador e denominador pelo mesmo número — desde que seja natural e diferente de zero.

Frações próprias

As frações próprias apresentam um numerador menor que o denominador. Por exemplo, frações como ½ são consideradas próprias.

Ao longo dos seus estudos, é fundamental tirar algumas horas para revisar o conteúdo de frações. Afinal, é um tema que está sempre em alta, aparecendo em todos os vestibulares. Aproveite e conheça nosso plano de estudos para aprofundar seus conhecimentos e confira/  nossos materiais.Bons estudos!