Área do círculo: como calcular?

 

Ao longo dos seus estudos, você com certeza já encontrou exercícios para calcular área do círculo, não é mesmo? Por ser um assunto muito comum nos vestibulares, é importante você treinar bastante e aprofundar seus conhecimentos em relação a isso.

Neste artigo, separamos as principais informações para você calcular a área do círculo com muita facilidade. Confira!

Calcular área do círculo

A área do círculo nada mais é do que o valor da superfície da figura geométrica, precisando do valor do raio e do Pi para encontrá-la. Assim, sua fórmula é:

A = π . r2

Vale lembrar que r, nesse caso, refere-se ao raio do círculo, assim como π refere-se ao Pi, uma constante na matemática que totaliza 3,14.

Área do círculo: exercícios

Como você já deve ter percebido, os exercícios são excelentes fontes de aprendizado, já que fixam o conteúdo que aprendemos lendo os livros e apostilas. Por isso, procure sempre incluí-los na sua rotina de estudos, ok?

A seguir, você pode conferir dois exercícios básicos de área do círculo para fortalecer suas habilidades:

  • Calcule a área de um círculo que tem 12 cm de raio;
  • Calcule a área de um círculo que tem 7 cm de diâmetro;
  • calcule a área de um círculo que está inscrito em um quadrado com lado de 4 cm.

Diferença entre círculo e circunferência

Muitos estudantes confundem os conceitos de circunferência e círculo, já que são parecidos. No entanto, é importante ter em mente que a circunferência é a linha que limita o círculo, que por sua vez é uma figura plana limitada.

Saber calcular a área do círculo é fundamental para ter bons resultados nas provas de matemática do vestibular. Afinal, é um conteúdo que, além de bastante cobrado, exige atenção e concentração para ser benfeito.

Aproveite para aprofundar seus conhecimentos com os nossos materiais e mandar bem nas provas! Conheça também nosso plano de estudos e garanta sua aprovação!