Área do trapézio: como calcular?

 

Se você está estudando para o vestibular, com certeza realizou diversos exercícios com o trapézio, não é mesmo? Com seus lados paralelos, é uma figura muito presente nas provas. Confira como calcular a área do trapézio para mandar bem nos exames!

Como calcular a área do trapézio?

O trapézio é um quadrilátero com dois lados paralelos, conhecidos por “base maior” e “base menor”. Para calcular a sua área, basta somar as bases, dividir o total por dois e, em seguida, multiplicar esse valor pela sua altura.

Por exemplo, se aparecer um trapézio de altura 5 cm com bases de 8 cm e 3 cm, teremos 11 cm como a soma das bases, certo? Dividindo esse valor por dois, conseguimos 5,5 que, em seguida, deve ser multiplicado pela altura da figura. Como resultado, teremos 27,5 cm².

Fórmula da área do trapézio

Você lembra que a área é calculada pela multiplicação da metade da soma das áreas pela altura? Pois é, para facilitar o cálculo, os matemáticos desenvolveram uma fórmula para isso. Confira:

A= (B+b).h/2

Vale lembrar que B representa a base maior, b a base menor e h a altura do trapézio.

Perímetro do trapézio

Quando falamos em área do trapézio, não podemos fugir do seu perímetro, já que são conceitos que se misturam e, muitas vezes, podem causar confusão nos vestibulandos.

Enquanto o cálculo da área do trapézio é feito por meio da fórmula apresentada, o cálculo do perímetro deve ser feito pela soma de todos os seus lados, isto é, P=B+b+L1+L2.

Não podemos negar: essa figura sempre apareceu nos vestibulares e, por isso, saber calcular a área do trapézio é fundamental para ter bons resultados no vestibular. Aproveite para aprofundar seus conhecimentos realizando nossos exercícios!