Gêneros literários: tipos e características!

Confira o que são gêneros literários, quais são, suas principais características, exemplos e muito mais. Descubra com o Stoodi!

Gêneros literários: tipos e características!

Conhecer a literatura e seus diferentes gêneros é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular. Afinal, a língua portuguesa está presente em diversas questões — inclusive na redação! —, e ter conhecimento sobre sua expressão artística e linguística é um dos fatores determinantes para entrar na tão sonhada graduação.

Mas, então, quais são os gêneros literários e como eles podem aparecer no vestibular? Neste artigo, trazemos as principais informações e características sobre eles para você aprofundar seus conhecimentos e conquistar resultados satisfatórios nas grandes provas. Vamos lá?

O que são gêneros literários?

Antes de conhecer os principais tipos e identificar as obras mais presentes nas provas, é necessário entender o que é gênero literário e por que ele é tão importante para a literatura mundial.

Ao contrário do que muitos pensam, os gêneros literários são fáceis de compreender: nada mais são do que o conjunto de obras que carregam consigo características similares, tanto de forma quanto de conteúdo.

Em outras palavras, os gêneros literários definem em qual categoria determinado texto se encontra, facilitando tanto a classificação das obras quanto a construção de uma. Isso quer dizer que existem diretrizes básicas para a construção de poemas, assim como de novelas, romances, contos etc.

Vale lembrar, ainda, que, embora exista uma distinção entre os diferentes gêneros — que falaremos a seguir —, há uma característica em comum entre todos eles: a literatura. Assim, eles a definem como uma expressão artística que, além de apresentar funções recreativas, também atua como críticas sociais.

Isso quer dizer que a literatura, a partir do conceito de gênero literário, não serve somente como uma forma de expressão do autor ou de entretenimento dos leitores, mas também como crítica à sociedade, referenciando momentos históricos e trazendo à tona todas as movimentações das comunidades mundiais.

Tipos de gêneros literários

No tópico anterior, comentamos que existem diferentes tipos de gêneros literários. Mas, afinal, quais são eles? A seguir, você pode conferir os principais para aprofundar-se nos seus estudos e garantir excelentes notas no vestibular.

Gênero lírico

O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem. Dessa maneira, uma das características mais marcantes é o uso dos pronomes e verbos na primeira pessoa, bem como a utilização da musicalidade, a presença das figuras de linguagem e palavras no seu sentido conotativo.

Para compreender como ele foi formado, é importante retomar um pouco a história da literatura. Na Idade Média, os poemas e poesias eram divididos por métricas, isto é, a medida de um verso. Elas são definidas pelos números de sílabas poéticas e caracterizam a complexidade do poema.

Assim, a quantidade de sílabas no texto, bem como a combinação de palavras, as aliterações e rimas deram origem à musicalidade do gênero literário lírico, que, por sua vez, apresenta diversas estruturas. A seguir, você pode conferir as que mais aparecem nos vestibulares:

  • elegia: expressa sentimentos de tristeza, principalmente relacionados à morte;
  • epitalâmio: é um poema criado em homenagem aos noivos de um casamento;
  • ode ou hino: é uma poesia que exalta algo ou alguém, sendo que o hino é voltado para a glorificação de pátrias e nações;
  • sátira: é uma poesia com o intuito de ridicularizar situações ou pessoas.

livro gênero literário

Gênero épico ou narrativo

O gênero literário narrativo é, com certeza, um dos mais presentes no vestibular. Afinal, é formado por obras que estão sempre circulando entre as sociedades, como romances, fábulas, contos e crônicas.

Para que um texto se enquadre nesse gênero, ele precisa apresentar um narrador, que conta a história e ação dos personagens da cena, podendo ser escrito em primeira ou terceira pessoa.

Ainda, toda a narrativa deve estar situada no espaço e tempo, apresentando uma sucessão de acontecimentos. Dessa maneira, os textos devem sempre responder às perguntas: quem, o que, quando onde e por quê.

E mais, as narrativas devem ter coerência entre suas partes, sendo escritas com introdução, desenvolvimento e conclusão — ou início, clímax e desfecho —, fazendo o uso de discurso direto, indireto ou indireto livre.

A seguir, você pode conferir as principais obras que compõem o gênero literário épico ou narrativo:

  • romance: caracterizado como narrativa longa e, por isso, dividida em capítulos. Apresenta diversos personagens, com seus protagonistas e coadjuvantes, e pode ter histórias paralelas à principal;
  • novela: diferentemente do gênero lírico, as novelas aqui apresentam dinamismo e são divididas em episódios que contam uma história com continuidade;
  • conto: foca em um conflito que é resolvido brevemente. Também, apresenta poucos personagens e somente uma história principal;
  • crônica: também caracterizada como uma narrativa breve, tem a função de evidenciar algo do nosso cotidiano, podendo ser um relato pessoal de algo que o autor sentiu, viu ou experimentou.

Gênero dramático

Por fim, o gênero dramático é o último componente dos gêneros literários. Sua criação tem como base possibilitar a encenação teatral do texto, em que os atores devem contar a história por meio de monólogos ou diálogos.

Criado na Grécia Antiga, o gênero tem como palavra-chave a ação, a interpretação teatral dos seus estilos literários, promovendo grande entretenimento para a população e mostrando ao mundo as dores e alegrias dos autores mais conhecidos da história.

Justamente por isso, todos os estilos devem ser divididos em atos e cenas, contando a história por meio da fala dos personagens. Assim, eles apresentam diversas indicações cênicas para facilitar a representação teatral e a compreensão da movimentação da história.

Antigamente, faziam parte do gênero literário dramático somente os estilos trágicos e cômicos. Com o passar do tempo e da atualização da literatura, outras formas de diálogo e monólogos foram criadas e passaram a integrar esse gênero. Confira as que mais aparecem nos principais vestibulares do Brasil:

  • tragédia: tem como característica a representação de uma cena trágica, com o intuito de causar o alívio emocional em quem assiste;
  • comédia: tem como característica a representação de uma cena cômica, causando risos na plateia;
  • tragicomédia: mistura os elementos trágicos e cômicos em diversas cenas do enredo;
  • farsa: é caracterizada por apresentar uma crítica social, sem a preocupação com questionamentos de princípios e valores.

Gêneros literários: exemplos

Quem estuda para o vestibular sabe sobre a importância da literatura para mandar bem na prova. Tanto na redação quanto nas questões de língua portuguesa, as obras brasileiras mais famosas podem aparecer e cobrar um conhecimento aprofundado sobre a nossa cultura, assim como os livros e poemas clássicos também exigem conhecimento sobre a literatura mundial.

Por isso, conhecer os principais títulos e seus gêneros literários é fundamental para acertar aquela questão de contextualização ou literatura que pode fazer toda a diferença no seu resultado. A seguir, listamos os principais exemplos para você conhecer e aprofundar seus estudos. Vamos lá?

  • I Juca Pirama, poema de Gonçalves Dias — gênero lírico;
  • A máquina do mundo, poema de Carlos Drummond de Andrade — gênero lírico;
  • Vou-me embora para Pasárgada, poema de Manuel Bandeira — gênero lírico;
  • Soneto da fidelidade, poema de Vinícius de Moraes — gênero lírico;
  • Édipo Rei, tragédia de Sófocles — gênero dramático;
  • Sete contra Tebas, tragédia de Ésquilo — gênero dramático;
  • As vespas, comédia de Aristófanes — gênero dramático;
  • O misantropo, comédia de Menandro — gênero dramático;
  • Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes — gênero narrativo;
  • O alienista, novela de Machado de Assis — gênero narrativo;
  • A metamorfose, novela de Franz Kafka — gênero narrativo;
  • Os lusíadas, epopeia de Luís de Camões — gênero narrativo.

Compreender os gêneros literários e seus principais tipos é um passo importante na sua rotina de estudos. Afinal, a literatura sempre esteve muito presente nas questões, e ter esses pontos garantidos traz mais confiança e segurança para a realização de uma boa prova.

Agora que você já conhece todos os gêneros literários, aproveite para incluí-los na sua rotina de estudos com o nosso plano de estudos personalizado! Com ele, você consegue montar um bom planejamento para alcançar resultados cada vez melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *