Ácido acético (etanoico): fórmula e mais!

Você sabe o que é ácido acético? Confira sua fórmulas, características e como pode ser cobrado em seu vestibular. Descubra com o Stoodi!

Ácido acético (etanoico): fórmula e mais!

Durante os estudos para vestibular, sempre nos deparamos com aquele conteúdo difícil e complicado de entender. Um deles é o ácido acético, um dos principais ácidos carboxílicos da Química.

Justamente por isso, sua presença também é bastante comum nas principais provas de Química no Enem. Pensando em ajudá-lo a compreender o assunto e mandar bem, separamos as melhores informações sobre o ácido acético. Boa leitura!

O que é ácido acético?

Também conhecido como ácido etanoico (nome IUPAC), o ácido acético é um ácido orgânico que tem uma carboxila, garantindo grande polaridade na molécula. Além disso, é formado por um carbono e três hidrogênios associados à carboxila.

Características

O ácido acético tem características bastante peculiares, como: seu ponto de fusão é 17 °C e de ebulição é 117 °C, é líquido e incolor, com um odor pungente, além de ser corrosivo. Ainda, pode fazer ligações de hidrogênio — devido à presença da carbonila — e é solúvel em água e etanol.

Fórmula do ácido acético

Todos os elementos e substâncias químicas têm suas representações diferentes para garantir a distinção entre elas. A fórmula do ácido acético é CH3COOH.

Uso do ácido acético

O ácido acético pode ser usado de diversas formas. Normalmente, ele se torna muito ativo na preparação de acetato metálico para materiais de impressão, acetato de celulose para produção têxtil e acetato de vinila para formar o PVC (cloreto de vinila) nos processos de polimerização.

Entender o que é ácido acético e suas funções na Química é fundamental para garantir um excelente desempenho no vestibular. Afinal, é uma substância que aparece com frequência e pode gerar dúvidas entre os estudantes.

Aproveite para aprofundar seus conhecimentos e organizar seu cronograma com o nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *