Ácido clorídrico: fórmula

 

Os ácidos inorgânicos estão sempre presentes nas provas, não é mesmo? Afinal, é um conteúdo complexo e que exige atenção durante os estudos para compreender seus processos de formação e aplicação no dia a dia.

Um deles é o ácido clorídrico, que sempre aparece nas questões dos grandes vestibulares. Se você ainda não sabe as principais características desse ácido, continue lendo nosso artigo! Separamos as melhores informações para você ter um bom resultado nos exames.

Fórmula: ácido clorídrico

O ácido clorídrico é representado pela fórmula HCl, isto é, uma molécula de hidrogênio ligada a outra de cloro. Assim, ele é caracterizado por ser um ácido inorgânico forte, sendo facilmente ionizável quando está em solução, baixando o seu pH.

Aplicações do ácido clorídrico

São várias as aplicações do ácido clorídrico, mas, por ser uma substância forte, é mais utilizado em indústrias e laboratórios. Assim, ele pode ser aplicado na hidrólise ácida de madeiras, produção de cloretos metálicos, acidificação de poços de petróleo e limpeza de equipamentos pesados.

Ácido clorídrico: pH

No início deste post, comentamos que o ácido clorídrico é forte, ou seja, caracterizado por ter um pH alto — embora possa ser baixado quando está em solução. Acontece que, mesmo com um potencial hidrogeniônico alto, ele está presente no nosso corpo todos os dias.

Isso porque ele compõe o suco gástrico que mantém o pH do estômago entre 0,9 e 2 — facilitando a degradação dos alimentos e a absorção de seus nutrientes.

Entender o que é o ácido clorídrico e qual a sua importância para nós é um passo fundamental para desenvolver um estudo de qualidade e ter uma boa pontuação no vestibular.

Para aprofundar ainda mais seu conhecimento, que tal se preparar com o nosso Plano de Estudos? Assim você organiza todo o conteúdo a ser estudado e garante sua aprovação!