Enem 2019 dá início a pedido de isenção da taxa de inscrição

Veja como fazer o seu pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e como justificar a ausência no ano passado.

Enem 2019 dá início a pedido de isenção da taxa de inscrição

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Os estudantes que quiserem solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 85) para participar da prova já podem acessar o site do Inep e se inscrever.

O período de solicitação da isenção da taxa começa hoje, dia 1º de abril e vai até o dia 10 de abril. O resultado com os nomes dos alunos isentos de pagamento será divulgado dia 17 de abril.

Têm direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição, mediante apresentação de documentos comprobatórios, os alunos que:

  • Estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola da rede pública;
  • Tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais pela própria escola da rede privada e que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por fazerem parte de uma família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência no Enem 2018

O estudante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição na edição do ano passado e faltou nos dois dias de prova precisará justificar a sua ausência.

O período para realizar esse processo também acontece entre os dias 1º e 10 de abril. É preciso apresentar documentos que comprovem a ausência na prova.

Caso a justificativa não seja aceita pelo Inep, o estudante que quiser fazer o Enem 2019 precisará pagar a taxa de inscrição normalmente.

As inscrições para o Enem 2019 acontecem entre os dias 6 e 17 de maio e o pagamento da taxa de inscrição pode ser feita entre os dias 6 e 23 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *