Etanol: fórmula

 

Quem estuda para o vestibular sabe: o etanol está sempre presente nas questões dos vestibulares. Por ser um composto muito presente na nossa vida, o álcool etílico surge como um ponto importante para os estudantes.

Neste minipost, você pode entender suas principais características para mandar bem nas provas. Boa leitura!

Fórmula do Etanol

álcool etílico é uma substância orgânica presente na família dos álcoois. Assim, ele é constituído por dois átomos de carbono, seis de hidrogênio e um de oxigênio, sendo que esse deve ser proveniente de uma hidroxila (OH), ou seja: CH3 – CH2 – OH.

Essa fórmula do etanol pode ser representada de diferentes formas. A seguir, você pode conhecer as outras!

Fórmula estrutural do etanol

Além da fórmula básica citada, o etanol pode ser simbolizado por meio da sua fórmula estrutural, facilitando a visualização e identificação das ligações químicas que ocorrem no composto:

             OH

               |

H3C — CH2

Fórmula molecular do etanol

fórmula molecular do etanol é a representação mais conhecida de todos os elementos, já que são feitas por meio de letras e números. Nesse caso, ela pode ser identificada como: C2H6O ou C2H5OH.

Propriedades do etanol

Um dos temas que mais são cobrados em Química refere-se às propriedades do etanol. A seguir, você pode conferir as principais características que ele apresenta:

  • líquido e incolor;
  • inflamável e tóxico;
  • solúvel em água;
  • pH neutro;
  • é uma molécula polar;
  • tem fusão aos -114 °C e ebulição aos 78 °C.

Aplicações do etanol

No início deste minipost, comentamos que o etanol faz parte do nosso dia a dia, você se lembra? No Brasil, ele é muito utilizado como combustível, embora apresente utilidades funcionais para tintas e solventes, sobretudo como matéria-prima.

Ainda, quando hidratado, ele é usado para fabricar alimentos e bebidas, além de estar presente nos produtos de limpeza, perfumes e medicamentos.

Vantagens e desvantagens do etanol

Vale lembrar que existem diversas vantagens e desvantagens do fácil uso do etanol. Uma das principais vantagens é o fato de ele poluir pouco o meio ambiente, já que não produz dióxido de enxofre quando sofre combustão.

No entanto, para que a sua produção seja eficiente, é necessário ter grandes extensões de terras de plantio, ocasionando o desmatamento de áreas importantes para a regularização do ecossistema brasileiro.

Você percebe como estudar sobre a fórmula química do etanol e suas aplicações é importante para ter bons resultados no vestibular? Lembre-se de revisar o seu conteúdo com bastante dedicação para aprimorar seus conhecimentos!

Aproveite para se cadastrar no Plano de Estudos e ter acesso aos nossos materiais para estudar um pouco mais sobre Química!