Qual a fórmula da água?

 

água é um elemento que sempre está presente na nossa vida — com seu ciclo e casos de poluição — e, por isso, pode aparecer nas questões mais simples e complexas do vestibular. Conhecer a fórmula da água e entender sua aplicabilidade na vida real é fundamental para garantir excelentes resultados.

A seguir, você pode conferir as principais fórmulas da água para aprimorar seus estudos!

Fórmula química da água

fórmula da água é uma das mais conhecidas na Química, sendo composta por dois elementos básicos: o hidrogênio e o oxigênio. Assim, para que a molécula seja formada, dois átomos de hidrogênio devem realizar uma ligação covalente com um de oxigênio, compartilhando seus elétrons.

Conheça as diferentes formas de representação química dessa molécula a seguir!

Fórmula eletrônica

Você sabia que existe mais de uma fórmula para representar as moléculas? Embora elas sejam sempre as mesmas, para facilitar a compreensão da sua formação, os químicos desenvolveram diferentes maneiras de simbolizá-las.

Na fórmula eletrônica da água, os elétrons da última camada do oxigênio são simbolizados por pontos e os de hidrogênio por “x” ao redor do símbolo do elemento. Assim, a água deve ser representada por: H ∙∙ O ∙∙ H.

Fórmula molecular

fórmula molecular da água é a mais conhecida e utilizada por todos, representando por meio de letras e números os elementos e suas quantidades de átomos presentes na substância. Nesse caso, ela é representada pela famosa H2O.

Fórmula estrutural plana

Por fim, a fórmula estrutural plana mostra os pares de elétrons que criam ligações químicas entre os elementos, sempre representado por traços. A água, então, pode ser identificada por meio da representação H — O — H.

Outras fórmulas

Ainda, vale lembrar que existem outras fórmulas da água, sobretudo aquelas que sofreram algum processo de mudança, como a oxigenada e a sanitária. A seguir, você pode conferir essa simbolização!

Fórmula da água oxigenada

fórmula da água oxigenada, também conhecida por peróxido de hidrogênio, é constituída por dois átomos de hidrogênio ligados a dois átomos de oxigênio, isto é, H2O2.

Fórmula da água sanitária

fórmula da água sanitária apresenta uma complexidade, já que é constituída por uma solução aquosa de hipoclorito de sódio. Assim, ela é representada por NaClO + H2O.

Você percebe como saber identificar as diferentes fórmulas da água é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular? Lembre-se de revisar com qualidade os conteúdos de Química para garantir resultados ainda melhores, ok?

Aproveite, então, para se organizar seus estudos com nosso Plano de Estudos!