Mussarela ou muçarela: qual é o certo?

 

Confesse que você tem certeza de que a forma correta é mussarela! Mas não, o certo é escrever muçarela, com ç, e nós vamos explicar por quê! Continue lendo este minipost e aprenda a origem dessa palavra tão deliciosa! Depois, faça uma pausa nos estudos e garanta aquele lanchinho especial!

Qual é o correto: mussarela ou muçarela?

Queijo mussarela ou muçarela? Acertou quem ficou com a segunda opção. Muçarela é a forma correta de grafar a palavra, embora nós encontremos a forma incorreta mussarela em cardápios de várias lanchonetes e restaurantes renomados, em supermercados e até em embalagens dos produtos.

Origem da palavra

A palavra muçarela vem do italiano mozarella, mais especificamente do dialeto napolitano. Mozze é o nome do fungo com o qual o queijo é produzido. Ao pé da vaca, isto é, da letra, muçarela significa o leite de vaca ou de búfala talhado com fungo. E todo mundo sabe que sem ele não haveria pizza!

Queijo mussarela

O correto, você já sabe, é escrever queijo muçarela. Mas, falando em pizza, ela é uma “iguaria de origem italiana, feita de massa de pão em geral aplainada e recoberta de queijo, tomate e outros ingredientes, cozida em forno” (Dicionário Houaiss).

Popularização

Esse item da culinária saiu de Nápoles para o mundo e, com ele, a muçarela, ingrediente que não pode faltar nem nas receitas mais malucas, como pizza de sushi (verdade, existe!).

Então, assim como a pizza e o queijo atravessam culturas, as palavras também. A mozarella foi aportuguesada. Segundo as regras ortográficas, nesse processo, o som de /s/ deve ser grafado com ç (ça, ço, çu) ou com c (ce, ci). Como há muitas palavras escritas com ss na nossa língua, essa forma acabou sendo a preferida dos brasileiros.

Viu como é gostoso aprender? Enquanto come seu sanduíche de presunto com muçarela, aproveite e cadastre-se no plano de estudos Stoodi. Dessa forma, sua rotina fica mais organizada e você se prepara melhor para as provas do Enem e outros vestibulares!