Muitas são as palavras escritas de forma errada em português, seja pela falta de atenção, seja pelo desconhecimento do idioma. Entre esses vocábulos, um bastante comum e frequentemente escrito com desvio de ortografia é este verbo: analizar ou analisar?

Continue conosco que este minipost vai mostrar a forma correta e explicar por que você deve se preocupar com a ortografia, principalmente se estiver estudando para o Enem!

Analizar ou analisar: como se escreve?

Como se escreve: analisando ou analizando? Com S ou com Z? Na verdade, existem várias palavras que são escritas com S, mas têm som de Z, como arrasar e atrasar. Então, se na hora em que estiver escrevendo uma mensagem no WhatsApp, um e-mail para o professor ou qualquer outro texto, você ficar em dúvida entre analiso ou analizo, outros tempos e modos verbais, opte pela grafia com S.

Veja a conjugação no presente do indicativo:

  • eu analiso
  • tu analisas
  • ele analisa
  • nós analisamos
  • vós analisais
  • eles analisam

Formação do verbo analisar

O verbo analisar deriva do substantivo análise, que veio do grego analusis, resolução. Porém, provavelmente a palavra só passou a integrar a língua portuguesa no século XVI, por influência do francês analyse.

Pense bem, a família das palavras também tem DNA: se a avó tem S, é praticamente certo que a neta carrega o gene!

Exemplos

  • Analise bem a situação antes de se decidir!
  • Não foram analisados os parâmetros necessários.
  • Eu analiso o processo diariamente.

Assim como nesses exemplos, todas as formas do verbo analisar, independentemente do tempo e do modo, serão grafadas com S.

Não se esqueça de que existe um aliado infalível quando surgirem dúvidas como analizar ou analisar: dicionário! Conte com ele para manter a ortografia em dia e com o Plano de Estudos Stoodi para mandar bem no Enem!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!