Mal humor ou mau humor: como se escreve?

 

É desanimador acordar cedo e logo encontrar uma pessoa mal humorada, de cara fechada, não é mesmo? Pior ainda é quando nos deparamos com alguém que não sabe como se escreve mau humor ou mal humor!

Bora aprender a forma correta, mal humor ou mau humor, e ficar de bem com a vida?

Qual é o certo: mau humor ou mal humor?

Mau humor ou mal humor? Com U ou com L no final? Não é complicado guardar essa regrinha do uso de mau ou mal: mau com U é adjetivo, antônimo de bom; mal com L é advérbio (palavra invariável), contrário de bem.

Veja os exemplos a seguir.

Exemplos de mau humor

  • Quem faz dieta fica de mau humor?
  • O brasileiro é um povo que desconhece o mau humor.
  • O limão é uma laranja de mau humor (frase da internet).

Lembre-se de que mal também pode ser substantivo, podendo ser flexionado em número:

Mau humor: contrário de bom humor

Então, se surgir a dúvida, é só se perguntar qual é o contrário de mau ou mal humor. Se você responder bom humor (e não “bem humor”) sabe que o correto é bom humor!

Por que é mau humor e mal humorado?

Continuando a lógica da oposição de sentido, pergunte-se: mau humorado ou mal, qual é o contrário? “Bom humorado” ou bem-humorado? Mal, nesse caso, funciona como advérbio e está modificando um adjetivo (humorado), então, seu antônimo só poderá ser bem-humorado (com hífen, como bem-vindo: não se esqueça!).

Se você tem muito conteúdo para pôr em dia e precisa acordar cedo, temos uma sugestão: confira o Plano de Estudos Stoodi e organize as matérias de acordo com o seu tempo! Seu resultado no Enem vai ser um sucesso!