Luau ou lual: como se escreve?

 

Já percebeu o quanto as pessoas têm dúvidas na hora de escrever palavras que terminam com L e com U? Isso acontece porque ambas as letras têm a mesma sonoridade, o que resulta em muita confusão!

Esse é o caso da palavra luau. Afinal de contas, se escreve luau ou lual? Continue lendo e descubra agora!

Luau ou lual: qual é o certo?

O jeito certo de escrever essa palavra é luau, com U no final. O principal motivo que leva a essa dúvida tão comum é o fato de a consoante L, nesse caso, não atuar como uma consoante velarizada (com recuo da língua ao céu da boca), resultando em um som de U. Isso faz com que o som da letra L atue como uma semivogal.

Outro motivo é que, geralmente, as pessoas associam o termo luau com a palavra em português lua, como se a primeira fosse um adjetivo derivado da segunda, sendo que não é esse o caso.

Significado da palavra

Pouca gente sabe, mas, na verdade, o termo luau não tem origem no português, mas sim na palavra havaiana lu’au. Enquanto alguns estrangeirismos são aportuguesados, em outros acabamos utilizando o termo na sua forma original, como é o caso da palavra luau.

Luau é uma festa noturna, com caráter mais informal, geralmente realizada na praia, onde são servidas bebidas e comidas, além de ser caracterizada por muita dança e música. Devido à origem do termo, é muito comum que adereços havaianos façam parte da caracterização dos convidados e da própria decoração da festa.

Exemplos

  • Vamos no luau do próximo fim de semana, na praia da Barra?
  • Quando o luau acontece em noite de lua cheia, tudo fica mais bonito!
  • Você vai no luau que vai acontecer no sábado?

E aí, curtiu as dicas deste post? Então, antes de você planejar o seu luau, que tal conferir o nosso plano de estudos, mandar bem no português e ter motivos para comemorar sua aprovação no Enem?