Censo ou senso: qual a diferença?

 

Na língua portuguesa, muitas palavras apresentam sonoridade semelhante ou mesmo idêntica quando, na verdade, são grafadas de maneira diferente e têm significados completamente distintos. Esse é o caso de censo ou senso. Você sabe o que cada termo significa? Continue lendo este post para descobrir!

Censo: significado

O termo censo faz referência a um recenseamento de determinada população. Um recenseamento nada mais é do que o levantamento de dados estatísticos por meio de entrevistas de uma amostra da população.

No Brasil, o Censo é realizado de dez em dez anos, sempre sob a responsabilidade do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o Censo, é possível conhecer melhor as características principais da população brasileira, traçando um perfil de evolução quando comparamos os resultados com censos anteriores.

Exemplos

Abaixo, você confere a aplicação do termo censo:

  • No último censo realizado, é possível perceber que a idade média da população aumentou bastante.
  • Com base nos dados do censo de 2010, podemos entender melhor o padrão de qualidade de vida da população brasileira.

Senso: significado

Por sua vez, a palavra senso é sinônima de juízo, entendimento, discernimento ou raciocínio. Também pode fazer referência a prudência e sensatez.

Exemplos

A seguir, exemplos do uso de senso:

  • Todos adoramos o seu senso de humor aguçado!
  • Você não possui nenhum senso crítico quando faz comentários sobre política!
  • É muito pedir um pouco de bom senso?

Censo e senso: homófonos

Como são pronunciadas da mesma maneira, censo e senso são considerados termos homófonos. Ou seja, têm a mesma sonoridade, mas são escritos de maneira diferente e têm significados completamente distintos.

Na língua portuguesa, podemos identificar outros termos homófonos, como:

E aí, aprendeu as diferenças entre senso e censo? Não deixe de conferir o nosso plano de estudos para aprender, entre outras coisas, sobre os Censos Demográficos do Brasil!