Eminente ou iminente: qual a diferença?

 

Há algumas palavras na língua portuguesa que são escritas de forma semelhante e pronunciadas de maneira parecida, mas que, na verdade, têm significados completamente diferentes. Essas palavras são chamadas de parônimas e existem aos montes no português!

Esse é o caso dos termos eminente ou iminente. Ambos existem na nossa língua, mas têm importantes diferenças entre si. Quer saber quais são? Continue lendo este post para descobrir!

O que significa eminente?

A palavra eminente, grafada com E no começo, faz referência a algo ou alguém superior, de grande importância, ilustre. Com origem no latim eminens, o termo eminente acompanha sua origem e deve sempre ser grafado com E no começo. A regra vale também para as palavras cognatas de eminente, como eminência, eminentemente, entre outros.

Sinônimos

Entre os mais variados sinônimos de eminente, podemos citar ilustre, superior, excelente, alto, elevado, proeminente e sublime como os principais.

Exemplos

A seguir, alguns exemplos do uso de eminente:

  • O eminente cantor deu um show fantástico com sua voz!
  • O Cristo Redentor está eminente no céu carioca.

O que significa iminente?

Por sua vez, a palavra iminente grafada com I inicial diz respeito a algo que está prestes a acontecer, de maneira muito próxima ou até mesmo imediatamente. Com origem também no latim, no termo imminens, iminente segue a mesma regra, sendo grafado com I no começo, assim como seu cognato iminência, por exemplo.

Sinônimos

Iminente tem como sinônimos os termos imediato, urgente, próximo, prestes a, entre outros.

Exemplos

Agora, você verá alguns exemplos para o uso do termo iminente:

  • A minha viagem de férias está iminente.
  • Este prédio precisa ser evacuado! O risco de desabamento é iminente!

E aí, curtiu nossas dicas deste post? Aprendeu de uma vez por todas as diferentes de iminente e eminente? Então não deixe de conferir o nosso plano de estudos para se preparar para o Enem e ficar fera no português!