O que é epopeia?

 

Epopeia: o que é isso? Se você nunca ouviu essa palavra ou não sabe exatamente o que significa, está no post certo! Vamos explicar um dos conceitos mais importantes da Literatura clássica, que pode ser cobrado na prova de linguagens do Enem!

O que é uma epopeia?

A epopeia — até o nome é pomposo! — é um poema longo que narra as ações e os feitos memoráveis de um herói fictício ou de um personagem histórico. Com linguagem rebuscada, a epopeia pode ser escrita em verso ou em prosa, mas o mais importante é a grandiosidade da sua narrativa.

Sua origem é grega (epopoiós) e significa poeta épico, que faz versos, discursos épicos.

Elementos da epopeia

A epopeia está inserida no gênero literário épico. Embora possa tratar de fatos da realidade, atribui ao herói características de divindade. Além do personagem, são elementos presentes na epopeia:

  • tempo;
  • espaço;
  • ação.

Estrutura da epopeia

A epopeia clássica divide-se em cinco partes:

  • proposição ou prólogo: introdução, apresentação do assunto e dos heróis;
  • invocação: é comum invocar a seres mágicos a inspiração para escrever;
  • dedicatória: o poeta dedica a obra a alguma personalidade ou a um povo;
  • narração: a sucessão de ações;
  • epílogo: fecho do poema, conclusão.

Exemplos de epopeia

A Ilíada e a Odisseia, do poeta grego Homero, são os maiores exemplos de epopeias da literatura clássica. Elas se baseiam na Guerra de Tróia e narram as aventuras de Heitor e de Ulisses, respectivamente.

Os Lusíadas, poema épico de Camões escrito no Renascimento, é a mais importante epopeia portuguesa. Conta, em 8816 versos decassílabos, a viagem de Vasco da Gama às Índias no período das Grandes Navegações.

O que é uma epopeia italiana?

Um grande exemplar do texto epopeico é, sem dúvida, A Divina Comédia. Dante Alighieri, escritor italiano, contou uma viagem em que acontecem vários fatos, divididos em 3 partes, cada uma com 33 cantos: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Em cada uma, há um personagem principal: Virgílio, Beatriz e São Bernardo, que guiam a jornada espiritual do protagonista por todas essas esferas.

Agora que você já sabe o que é uma epopeia, visite a página de exercícios de Literatura e se prepare para o Enem! Conheça também nosso plano de estudos!