Depois de escolher a profissão e ingressar na faculdade, não pense que seus problemas acabaram! Começa uma nova fase de estudos, bem diferente do que você está acostumado quando seu foco é o Enem.

Uma dessas diferenças é o referencial teórico adotado nas pesquisas que você fará na graduação. Mas não se desespere, vamos explicar direitinho o que é isso e deixá-lo preparado para quando terminar a vida de vestibulando!

O que é referencial teórico?

O referencial teórico, também chamado de referencial bibliográfico, é um resumo do que já foi falado sobre o tema. Quando você vai desenvolver uma pesquisa — um trabalho de conclusão de curso, por exemplo — precisa consultar o que outras pessoas falaram, que experimentos e resultados já obtiveram e assim por diante.

É sobre esse referencial que você se posicionará em relação ao tema, ou seja, ele será o embasamento da sua pesquisa.

Referencial teórico: ABNT

Existe toda uma metodologia para realizar esses estudos e apresentar os resultados. Você terá disciplinas no curso, independentemente da área, que vão ensiná-lo a preparar um projeto de pesquisa, fazer citações, criar um cronograma e tudo o que é necessário para que seu trabalho seja considerado nos parâmetros da ciência.

As normas que regem a confecção de monografias, dissertações e teses constam na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As principais são a NBR 6023, 6027 e 14724, que regulamentam a confecção e apresentação desses textos (capa, folha de rosto, sumário, apresentação de imagens e referências bibliográficas).

Referencial bibliográfico

Não confunda referencial teórico, que é a base de pesquisa do seu trabalho, com referencial bibliográfico. Esse último é composto por todos os livros, artigos científicos e demais materiais consultados e citados para a realização do seu trabalho.

A ABNT também tem regras para listar essas referências.

Esperamos que você tenha aprendido, depois de ler este texto, o que é o referencial teórico e tenha uma ideia do que o aguarda na faculdade. Enquanto isso, organize seus estudos com o plano Stoodi e assista às videoaulas para aprender ainda mais!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!