O que é globalização?

 

Já reparou a rapidez com que as notícias chegam? E como conhecemos mais a cultura de outros países — a culinária, as músicas, os filmes — e temos acesso a produtos de todo o mundo? Esse fenômeno se chama globalização e traz com ele benefícios e malefícios.

Vamos ver o que é globalização e como esse tópico é importante para as provas do Enem?

O que é a globalização?

Como falado antes, a globalização é o fenômeno que provoca influências na vida social e cultural de vários países (o globo!).

A globalização tem origem no século XV, com o mercantilismo e a expansão das grandes nações em busca de colônias. De lá para cá, muita coisa mudou, mas as pessoas não deixaram mais de trocar informações.

A informatização e o desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte levaram a globalização a patamares nunca vistos antes na história da humanidade, em vários âmbitos.

Tipos de globalização

Podemos falar em vários tipos de globalização, mas destacaremos 3 logo abaixo.

Globalização econômica

Fruto do neoliberalismo, as empresas multinacionais, com sede em mais de uma nação, têm se organizado para fabricar produtos onde a mão de obra é mais barata e vendê-los onde se paga mais por eles, ou seja, em países mais ricos.

Globalização da informação

Globalizar a informação é um processo que vem ocorrendo de forma rápida, possibilitado pelos novos meios de comunicação. A internet permite a divulgação de notícias em tempo real para todo o planeta.

O Google é o grande responsável pelo aumento da acessibilidade às informações por qualquer ´pessoa que esteja conectada.

Globalização cultural

Para compreender o que é globalização cultural, você precisa saber que a cultura é o maior patrimônio de uma sociedade. Cada povo tem sua identidade cultural, que, devido à própria transmissão de informações, recebe influências de outros meios e as mescla em sua cultura, formando a miscigenação.

Efeitos da globalização

Alguns efeitos da globalização são positivos, como prevenção de doenças, desenvolvimento de técnicas e pesquisas partilhadas entre as nações. Por outro lado, temos a especulação financeira, que pode derrubar um bloco econômico, as crises mundiais, a extrema polarização entre ricos e pobres e muito mais.

E então, gostou de acrescentar conhecimento à sua vida? A globalização é um tema transdisciplinar e pode ser cobrado tanto na prova de Ciências Humanas quanto na de Linguagens. Está preparado? Veja também o que é etnia e misoginia.