O que é erosão?

 

A erosão é um fenômeno natural, porém agravado pela ação humana. Trata-se de um desgaste gradual do solo, pela ação da água ou de outros agentes geológicos. Como o assunto é tratado como grave causa de vários outros problemas ambientais, vale a pena saber o que é erosão e seus tipos. Vamos lá?

O que é a erosão?

Trata-se de uma ocorrência natural, isto é, que ocorre sem a ação humana. Diversos agentes geológicos são responsáveis por provocar erosão, como chuva, vento, água dos rios etc. O solo vai se desgastando e pequenas partículas de rochas ou outros materiais vão sendo levados para outros lugares.

Nada de errado, não fosse a ação do homem que, por meio de desmatamentos, queimadas, uso indevido do solo para agricultura e pecuária, urbanização, entre outros fatores, tem acelerado esse processo e provocando impactos ambientais com consequências graves para todo o planeta.

Tipos de erosão

Veja, a seguir, os tipos mais comuns de erosão.

Eólica

Para entender o que é erosão eólica, saiba que essa palavra significa vento. Éolo, na mitologia grega, é o deus do vento. Então, o desgaste do solo sofrido pela ação dos ventos, que levam pequenas partículas de materiais, constitui erosão eólica.

Fluvial

A palavra fluvial (fluoere, em latim) vem de fluir, que origina fluvilus: aquilo que flui em forma líquida. Já entendeu o que é erosão fluvial? Desgaste causado pela ação da água dos rios!

Por sua passagem constante e alteração de fluxo em épocas de cheias, as águas levam sedimentos da margem e os depositam em outro ponto do rio, causando erosão e destruição da mata ciliar.

Pluvial

Pluvial vem também do latim, pluvi, -o, que significa chuva. A erosão pluvial, portanto, é causada pela água da chuva! Em tempos de mudanças climáticas, esse tipo de erosão pode provocar catástrofes em áreas urbanas, com desabamento de encostas e entupimento de bueiros.

Glacial

O que é erosão glacial? Ela é causada pelo gelo: grandes blocos podem se soltar, causando derretimento ou atrito. Gelo e neve do alto das montanhas derretem e carregam porções de terra, alterando o relevo do lugar.

O aquecimento global tem aumentado em função da atividade humana, trazendo consequências sérias ao planeta. Continue estudando temas de Geografia que certamente serão cobrados nos vestibulares. Para isso, conte com nosso plano de estudos!