Dia do trabalho: o que é?

Você sabe o que significa o dia do trabalho? Descubra com o Stoodi a origem deste feriado, sua história e muito mais!

Dia do trabalho: o que é?

O Dia do Trabalho ou também Dia do Trabalhador é celebrado no Brasil no dia 1º de maio. Essa é uma data estabelecida para relembrar as lutas e conquistas dos trabalhadores de melhores condições e direitos trabalhistas.

O feriado nacional é festejado em 80 países como Brasil, Portugal, Espanha, Japão, Rússia, entre outros. Em países como Estados Unidos e Austrália, o feriado também é celebrado, mas em datas diferentes. Nos Estados Unidos, é sempre na 1ª segunda-feira de setembro.

O que é o Dia do trabalho?

O feriado é dedicado principalmente para manifestações e eventos reivindicatórios e para a conscientização para melhores condições de trabalho.

É comum que muitos grupos sindicalistas organizem manifestações, shows e eventos para atrair trabalhadores e reforçar a mensagem de luta por mais e melhores vagas de emprego e também condições no ambiente de trabalho, como jornada de 8 horas e direito a férias.

História do Dia do Trabalho

No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores, operários foram às ruas para reivindicar melhores condições e direitos trabalhistas.

O movimento foi organizado pela Federação Americana do Trabalho, que coordenou uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.  Dentre as reivindicações, tem-se como exemplo melhores condições de trabalho e a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas.  

Foram três dias de paralisação, até que no dia 4 de maio policiais e trabalhadores entraram em confronto, que ocasionou prisões, alguns feridos e 6 mortes. Com isso, os eventos receberam o nome de Revolta de Haymarket.

Anos depois, para homenagear as mortes e os dias em que os trabalhadores lutaram por melhores condições e direitos, a organização sindical francesa (Segunda Internacional Socialista), em junho de 1889 em Paris, decidiu criar o Dia Mundial do Trabalho.

A França foi o primeiro país a adotar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho, no ano de 1919.  Já no Brasil a comemoração ocorre desde 1895, contudo, apenas em 1925 o feriado foi legalizado pelo então presidente Artur Bernardes.

Fatos relacionados ao Dia do Trabalho no Brasil

Em 1940, o governo de Getúlio Vargas estabeleceu o salário mínimo, com o objetivo de atender as necessidades básicas de uma família: moradia, educação, saúde e alimentação.

Já em 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, para definir questões judiciais relacionadas às relações trabalhistas entre empregados e direitos dos trabalhadores.  O dia passou a ser usado pelo governo para divulgar informações que beneficiassem os trabalhadores e também como forma de promover as ações governistas.

 

Gostou do post? Confira o significado de outros feriados importantes e saiba mais sobre sua história. Aproveita e conheça nosso plano de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *