O que é ansiedade?

 

Sabe aquela aflição, aquela agonia, que não permite pensar em mais nada a não ser aquilo que está incomodando? Essa sensação se chama ansiedade, e é muito provável que você já tenha passado por ela ou esteja passando às vésperas de escolher a carreira e prestar vestibular.

Para entender melhor o que é ansiedade e quais os sintomas, preparamos este minipost!

Ansiedade: o que é?

Ansiedade é um desejo veemente, impaciente, de ver algo acontecer. Provoca impaciência, sofrimento e falta de tranquilidade. Se você já passou por isso, sabe que é um sofrimento verdadeiro, ainda que seu motivo não o seja.

Se não tratada, pode se transformar em um grave distúrbio psicológico.

Sintomas de ansiedade

Além da preocupação fixa e excessiva e do cansaço mental, a ansiedade pode provocar sintomas físicos:

  • dor no peito;
  • taquicardia;
  • suor e tremores nas mãos;
  • boca seca;
  • náuseas;
  • diarreia.

O ansioso também sente medo constantemente e não consegue controlar seus pensamentos. Pode ficar irritado ou depressivo.

O que é crise de ansiedade?

A crise chega apresentando alguns dos sintomas mencionados, disparada por algum motivo: morte, finanças e relações familiares. Ela pode aparecer, inclusive, às vésperas do vestibular.

Não deixe que uma crise de ansiedade estrague toda a sua preparação para o Enem e outras provas. Por isso, ao sentir qualquer sintoma, procure logo um profissional.

O que é ansiedade generalizada?

O Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) vai além de uma crise: o diagnóstico é feito quando a pessoa apresenta um problema crônico, como se a crise não passasse. Nesse caso, é necessário intervir com medicação e tratamentos específicos.

O que é ansiedade social?

Pessoas ansiosas podem sofrer de um tipo específico de ansiedade: a social. Ansiedade ou fobia social ocorre quando a pessoa passa a desenvolver sintomas graves na presença dos outros.

Tudo bem que apresentar um seminário para a turma deixa a gente um pouco nervoso, com a mão suando e as bochechas vermelhas. Mas não conseguir controlar o emocional e vencer o medo pode ser sinônimo de um problema mais grave.

Mas sabe o que é bom para ansiedade? Organização e planejamento! Mantenha seus estudos em dia com o Plano Stoodi e pense que as férias estão chegando!