O que é biosfera?

O que é biosfera? Confira o significado, as principais características e muito mais!

O que é biosfera?

Se você está estudando Geografia e Biologia para provas como o Enem, com certeza já se deparou com um termo muito importante para ambas as áreas: a biosfera. Você sabe exatamente o que é e do que é formada?

Neste minipost, vamos lhe explicar exatamente o que é a biosfera e quais são suas principais características. Confira!

O que é a biosfera?

Etimologicamente, o termo biosfera significa esfera da vida. Corresponde às condições ambientais nas quais ocorrem os processos necessários para o surgimento e a manutenção da vida na Terra em suas formas vegetal e animal.

Geograficamente falando, a biosfera é uma camada do planeta que é capaz de abrigar a vida, contendo solo, ar, água, luz, calor e alimentos, elementos necessários para a proliferação da vida.

O que é biosfera e como ela é formada?

A biosfera é formada por elementos que encontramos na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera, sendo eles ar, água, solo, luz e alimentos. A atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra, sendo responsável pelo equilíbrio da temperatura do globo. Contém, entre outros, oxigêniogás carbônico e nitrogênio.

Já a hidrosfera corresponde ao conjunto de todas as massas de água do planeta, incluindo rios, lagos e oceanos. Por sua vez, a litosfera é composta por toda a camada sólida do planeta: rochas e outros minerais.

Características da biosfera terrestre

biosfera terrestre é o principal elemento que possibilita o surgimento e a prosperidade da vida no planeta. Sua existência faz com que o clima seja equilibrado, mantendo uma média mundial de temperatura de 15ºC. Planetas como Mercúrio e Vênus, por exemplo, apresentam temperaturas acima dos 100ºC, o que torna impossível surgir alguma forma de vida.

Esse equilíbrio climático permite a existência de água no seu estado líquido, bem como o oxigênio, fundamentais para a vida como a conhecemos hoje em dia.

E aí, já conhecia a importância da biosfera para a vida na Terra? Então aproveite para conferir também nosso plano de estudos e organizar sua vida para aprender ainda mais e se dar bem no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *