O que é algarismo?

 

Quando estamos estudando Matemática e suas derivações, geralmente entramos em contato com alguns termos que podem se referir a elementos parecidos, como algarismo e número.

Você sabe o que é um algarismo? Neste minipost, ensinaremos a você o conceito para que não confunda nunca mais. Confira!

O que é um algarismo?

Enquanto um número é um conceito abstrato que utilizamos para medições e contagens, representando uma ideia de quantidade, o algarismo tem um significado distinto.

Assim, um algarismo é o símbolo que utilizamos para representar, concretamente, a ideia dos números. Os mais comuns e que utilizamos no nosso dia a dia são os indo-arábicos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Dessa forma, qualquer numeral pode ser representado a partir da junção desses 10 algarismos, variando apenas a posição dos mesmos.

Significado da palavra

A palavra algarismo tem em sua etimologia uma forte influência arábica, considerados os mestres da Matemática moderna. Segundo alguns estudiosos, a origem do termo vem do matemático Al-Huuarizmi, que viveu durante o século IX.

O que é algarismo romano?

Os algarismos romanos utilizam a representação dos numerais por meio de sete letras do alfabeto latino, sendo elas: I, V, X, L, C, D e M. Equivalem, respectivamente, aos indo-arábicos 1, 5, 10, 50, 100, 500 e 1000.

O posicionamento de um algarismo romano segue algumas regras básicas, sendo elas:

  • algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao de maior valor;
  • algarismos de menor valor à direita são subtraídos daquele de maior valor;
  • a representação de um algarismo multiplicado por 1000 exige apenas a colocação de um travessão acima da letra.

O que é algarismo arábico?

Também conhecido como algarismo indo-arábico, o algarismo arábico é aquele utilizado por nós atualmente. Corresponde à representação de 0 a 9, de modo que as infinitas combinações dos mesmos são suficientes para representar qualquer numeral.

E aí, entendeu de uma vez por todas o que é um algarismo? Aproveite para conferir nosso plano de estudos e começar a se preparar para as provas do Enem! Cadastre-se grátis: