O que é Patologia?

 

Na área da Medicina e da Biologia, é comum ouvirmos termos como a patologia. Muito utilizado até mesmo em seriados médicos, a patologia representa uma série de condições.

Quer saber o que é e quais são os tipos existentes de patologias? Então continue lendo este artigo para descobrir!

Patologia: o que é?

A patologia consiste no estudo de alterações de ordem estrutural, bioquímica e funcional em células, tecidos e órgãos, buscando explicar os processos por meio dos quais surgem sinais e sintomas de doenças.

Etimologicamente, o termo “patologia” significa estudo da doença, uma vez que, com origem grega, pathos significa doença e logos, estudo.

Tipos de patologia

Enquanto estudo das doenças, a patologia se divide em vários ramos, naturalmente. Por isso, existem diversos tipos de patologia, permitindo assim a especialização dos profissionais nas mais variadas áreas do conhecimento. A seguir, você conhecerá algumas das patologias mais famosas.

O que é patologia clínica?

A patologia clínica é uma especialidade da área médica que tem como objetivo atribuir, identificar e quantificar presenças de substâncias, células, moléculas e demais elementos em condições fora do normal em fluidos e excrementos, como sangue, urina, fezes e outros.

O que é anatomia patológica?

Por sua vez, a anatomia patológica corresponde a outra especialidade da Medicina, responsável pela atribuição e pela análise de alterações causadas por doenças em células e tecidos do corpo humano.

O que é uma doença patológica?

Uma doença nada mais é do que uma manifestação patológica que acontece no organismo humano. Associada a sintomas específicos, a doença é, então, considerada como um processo patológico.

O que é patologia forense?

Na ciência forense, a patologia forense corresponde à especialidade médica preocupada na determinação da causa da morte de uma vítima. É por meio da patologia forense que os médicos realizam autópsias, com o objetivo de determinar o que provocou a morte de determinada pessoa.

Como você pôde perceber, a patologia é um termo utilizado em diversas áreas da Medicina. Interessou-se pelo assunto? Tem vontade de entrar em um curso de Medicina? Então não deixe de conferir o nosso plano de estudos e se preparar melhor para o Enem!