O que é PIB?

 

Algumas siglas são utilizadas com tanta frequência que poucas vezes paramos para analisar o que elas de fato significam. O PIB é uma delas, presente na maioria dos noticiários diários sobre economia.

Quer saber o que é e para que serve o PIB? Então continue lendo este artigo!

O que é o PIB?

PIB é a sigla para o termo Produto Interno Bruto. O PIB se refere, então, à soma em valores monetários de todo e qualquer bem e serviço final produzido em um certo território, durante um certo período de tempo (geralmente de um ano).

Um dos principais indicadores utilizados na área de economia, o PIB tem como objetivo estabelecer, em grande escala, o poder produtivo de uma região. Em sua contagem, apenas os bens e serviços finais são contabilizados, excluindo da conta todo bem de consumo de nível intermediário.

O que é PIB per capita?

O PIB per capita é o cálculo de divisão entre o PIB de um país pela quantidade de habitantes dele. Consiste em um indicador mais simplista para determinar se um país é rico, pobre ou em desenvolvimento. Assim, quanto maior for o PIB per capita, teoricamente mais rico é determinado país.

O que é PIB nominal?

O PIB nominal é a variação de cálculo que considera os preços correntes. Ou seja, leva em consideração os valores de quando o produto foi produzido e colocado em circulação para ser comercializado.

O que é deflator do PIB?

O que chamamos de deflator do PIB corresponde a uma medida de nível dos preços de todos os bens e serviços novos. Consiste em uma medida de inflação e deflação, levando em consideração um ano-base.

O que é PNB E PIB?

Enquanto o Produto Interno Bruto consiste no somatório de todos os bens e serviços produzidos dentro de um território nacional, o Produto Nacional Bruto (PNB) diz respeito apenas aos bens e serviços finais produzidos por empresas que sejam de propriedade de residentes desse país. Ou seja, o PNB exclui do seu cálculo tudo o que for produzido por multinacionais existentes no território em questão.

O conceito do PIB é um dos principais quando falamos em economia e nas análises e provas de Geografia. Quer se preparar melhor para elas? Então não deixe de conferir nosso plano de estudos!